A prevenção é a melhor forma de controle da Dengue
Zonas rural e urbana sendo alertadas
Foto: Silvana Paludo
A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Ambiental em Saúde está desenvolve ações e monitoramento de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre Chikungunya durante todo o ano. Porém, a vigilância aumenta atenção entre os meses de outubro a maio, período de maior incidência de calor e umidade, que formam um ambiente favorável a proliferação do mosquito.
Este trabalho é feito através de armadilhas postas em residências e estabelecimentos comerciais, onde são verificadas toda semana se há larvas, as quais são coletadas e enviadas ao laboratório da 6ª Coordenadoria de Saúde, para posterior identificação. A fiscalização também é feita quinzenalmente em locais estratégicos como cemitérios, borracharias, rodoviária, materiais de construção, ferro velho, floriculturas, lavagens, os quais são propícios a criadouros do mosquito. Em parceria com a Secretaria de Obras é feito o recolhimento dos pneus inservíveis, no qual são armazenados em local fechado e coberto, enviados para reciclagem e uso ecologicamente correto.
As ações de combate ao mosquito estão sendo intensificadas devido ao surto de dengue em todo o Brasil, com a presença da larva e de casos da doença confirmados em muitos municípios vizinhos.
A Secretaria de Saúde orienta a população para a prevenção dos focos do mosquito, mantendo limpas suas propriedades, eliminando qualquer depósito de água parada como vasos de flor, caixa d’água aberta, pneus velhos, calhas sem acúmulo de folhas ou sujeira, piscinas limpas, tampadas ou desmontadas quando possível, entre outros. O mosquito da dengue é uma ameaça que só pode ser eliminada com a participação e o cuidado de todos.
Comentários