Secretaria da Saúde intensifica ações de prevenção contra a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus
Ações vai ser intensificadas em toda a cidade
Foto: Taiz Reginini
Com a chegada do verão, a Secretaria de Saúde está intensificando em Lagoa Vermelha as ações preventivas contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika Vírus e febre Chikungunya. Visitas nas residências da área urbana do município estão sendo realizadas por 11 agentes de combate a endemias. Palestras em escolas também fazem parte do cronograma de ações preventivas.
De acordo com o coordenador de combate a endemias, Guilherme Goulart, durante as visitas são salientados os cuidados diários para prevenção. ‘’É necessário ter diariamente cuidados de higiene e limpeza. Esses detalhes podem fazer a diferença no combate contra o mosquito. A população está engajada nesta campanha. Precisamos diminuir o risco das doenças em Lagoa Vermelha’’, destaca.
Em abril deste ano foi aprovada a Lei Municipal 7.136, de 28 de abril de 2016, que institui o Programa Municipal de Prevenção e Combate ao Mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue, Zika vírus e causador da febre Chikungunya. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância em Saúde, responsável pelas ações de controle de zoonoses e vetores no município.
A proposta está de acordo com as normas técnicas do Programa Nacional de Controle da Dengue e outras moléstias, instituído pelo Ministério da Saúde. A principal finalidade é estimular a participação da comunidade, na prevenção e no combate ao mosquito Aedes aegypti. O município desenvolve ações próprias integradas de educação em saúde, comunicação e mobilização social, relacionadas ao Programa Nacional de Controle da Dengue.
Comentários