Secretaria da Saúde alerta que o cartão SUS é gratuito
Todos os cidadãos devem ter cartão do SUS
O Cartão do SUS pode ser adquirido gratuitamente por qualquer cidadão brasileiro. Para fazer o seu, basta se dirigir até a unidade de saúde mais próxima de sua residência, portando os seguinte documentos pessoais: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e número de PIS/PASEP (se tiver).
O cadastro é realizado em hospitais, clínicas e ESF’s. O uso facilita a marcação de consultas e exames, garantindo o acesso a medicamentos gratuitos. O cidadão recebe seu cartão que será impresso o número nacional de identificação único, podendo assim ser atendido em qualquer unidade e serviço do SUS em todo o país.
O cartão armazena todos os dados do paciente e informações confiáveis sobre suas consultas, como local de atendimento, data e horário, quais serviços do SUS foram disponibilizados e todos os procedimentos realizados.
A secretária da Saúde, Ivanilde Lima Rodrigues, ressalta que todos os procedimentos realizados nas unidades de saúde do município são gratuitos. A única obrigatoriedade é portar o cartão SUS e manter o cadastro com suas informações atualizadas, com endereço e telefone de contato. Procure o ESF de seu bairro e verifique se o seu cadastro está em dia.
“Gostaria de novamente alertar a população que a Secretaria da Saúde não comercializa serviços. O que temos, são equipes de agentes de saúde, que juntamente com a Vigilância Ambiental, visitam os bairros e centro da cidade, chamando a atenção da população sobre os riscos da dengue. Além destas equipes, não há nenhum funcionário comercializando serviços, que seja contratado pela secretaria. Ressalto que a população fique alerta e não entregue documentos pessoais para desconhecidos, que estão se identificando como profissionais da secretaria municipal de Saúde”.
As pessoas que eventualmente tenham sido lesadas, devem registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia. Casos suspeitos devem ser denunciados através do 190 da Brigada Militar.
Comentários