Saúde bucal infantil: odontóloga especialista alerta para cuidados que pais devem ter
Baixar ÁudioDurante a entrevista, Gabriela falou que o correto é utilizar escovas dentais com cerdas macias
A saúde bucal infantil é um aspecto fundamental do desenvolvimento das crianças. A odontóloga especialista em ortodontia, Gabriela do Carmo Lorenson, esteve na Tua Rádio Cacique para orientar acerca dos cuidados desde o nascimento do primeiro dente do bebê. A profissional também deu dicas de como manter uma boa saúde bucal.
Gabriela disse que após o surgimento do primeiro dentinho, por volta dos seis ou sete meses de idade, é aconselhável que os pais começem a realizar a higiênie oral. O período do nascimento dos primeiros dentes coincide com o início da introdução alimentar na dieta do bebê.
Os pais devem estar atentos à escolha adequada dos produtos e técnicas de higiene. "O uso de uma escova pequena e uma pasta de dente com flúor é recomendado desde o início. Não é necessário utilizar uma grande quantidade de pasta. O indicado pelos profissionais é o equivalente a um grãozinho de arroz ou ervilha", explica a especialista.
Durante a entrevista, Gabriela falou que o correto é utilizar escovas dentais com cerdas macias. "Recomendamos sempre cerdas extra macias ou macias, tanto para bebês, crianças, adolescentes e adultos. As escovas de cerdas médias ou duras não são aconselhadas para nenhum paciente, pois podem causar danos à gengiva e à mucosa oral", alerta.
Quanto à frequência da escovação, a odontóloga sugere que os pais escovem os dentes das crianças cerca de duas vezes ao dia inicialmente, aumentando para três vezes ao dia conforme crescem. "A escovação antes de dormir é especialmente crucial, pois durante o sono prolongado, restos de alimentos podem favorecer o surgimento de cáries".
Comentários