Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Crise no IPE-Saúde: Simers inicia por Lagoa Vermelha assembleias regionalizadas com médicos credenciados

por Rudimar Galvan

Reunião será na noite desta quarta-feira (15)

Foto: Divulgação

O município de Lagoa Vermelha sediará nesta quarta-feira, 15, assembleia regionalizada do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) com médicos credenciados ao Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE-Saúde). O encontro, que contará com a presença de diretores regionais e delegado e se repetirá na quinta-feira 16, em Guaporé, servirá para que a entidade apresente a mobilização que está sendo feita, como a união com outras entidades médicas (Amrigs e Cremers), contatos com o governador e secretários estaduais e ouvir os relatos e sugestões dos profissionais do interior. Também na quarta-feira, em conjunto com o Sindicato dos Médicos de Santa Maria (Sindomed RS), haverá assembleia com médicos credenciados da cidade.

“A crise do IPE-Saúde está impactando diretamente mais de sete mil profissionais que atuam na instituição, o que representa cerca de 20% do total de médicos no Estado. Mobilizamos a categoria para que juntos enfrentemos e pressionemos o Governo por uma solução”, afirma o diretor do Interior do Simers, Luiz Alberto Grossi. Ele lembra que já houve uma assembleia no dia 2 de março onde participaram 250 médicos e foram estabelecidas algumas ações a serem feitas como forma de pressão.

Para Grossi, o intuito é garantir a valorização dos profissionais e uma assistência de qualidade aos usuários do IPE-Saúde. “A entidade está colocando os seus diretores, delegados e toda a estrutura à disposição neste processo. Além de Lagoa Vermelha e Guaporé, vamos fazer outras assembleias em outras cidades e buscamos, também, o apoio da comunidade. Já temos a promessa do Governo que nos apresentará, nas próximas semanas, o projeto de a reestruturação do Instituto. Permaneceremos negociando, mas contamos com o apoio de todos”, destaca.

Os debates com a categoria médica serão conduzidos pelos diretores do Simers em Lagoa Vermelha, Rodrigo Baggio e Werner Izolan, em Guaporé. A coordenação das assembleias dos dois municípios será realizada pela diretora da Região Norte da entidade médica, Sabine Chedid. “Esse é um importante passo que a categoria está dando, mostrando sua força e indignação quanto aos valores praticados pelo Instituto. As Assembleias trazem mais legitimidade ao processo e auxiliam a interiorizar e qualificar o debate acerca da pauta, que é relevante à sociedade e, principalmente, aos médicos credenciados”, justificou a diretora.

O fim do congelamento de mais de uma década nos honorários pagos aos procedimentos médicos e hospitalares, descredenciamento e uma possível suspensão de 60 dias no atendimento — caso as demandas não sejam atendidas — fazem parte das ações aprovadas na assembleia. As assembleias serão abertas com vídeo do presidente do Simers, Marcos Rovinski.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais