Outubro Rosa alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama
Atividades vão até o final do mês
Foto: Jaqueline Castro.
O Outubro Rosa é uma campanha para alertar a população sobre a conscientização e prevenção do câncer de mama, onde são oferecidos exames, diagnóstico e tratamento para contribuir na redução da mortalidade. O movimento celebrado anualmente também compartilha informações sobre a doença.
Durante o mês, diversas ações estão sendo realizadas em Lagoa Vermelha. Exames preventivos e rodas de conversa com a equipe do CRAS acontecem nos ESF’s e nas comunidades do interior.
O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha:
- enfatiza a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;
- informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;
- informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são ambientais, comportamentais, hormonal, genéticos e hereditários.
Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fase inicial há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Comentários