Campanha visa a conscientização da importância da doação de órgãos
Baixar ÁudioAção é realizada em mais de 70 cartórios do Estado
Foto: Tua Rádio Cacique
A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e o Fórum de Presidentes das entidades extrajudiciais gaúchas, por meio da VIAVIDA Pró-doações e transplantes, organização não governamental que atua há mais de vinte anos promovendo a doação de órgãos e tecidos no Estado do Rio Grande do Sul, realiza uma ação educativa conjunta com mais de 70 cartórios do Estado, neste mês de setembro, para mobilização pela campanha Setembro Verde, que visa a conscientização da importância da doação de órgãos.
A Tabeliã do Tabelionato de Notas de Lagoa Vermelha, Natali Casarin Guimarães, explica que quem tiver interese em manifestar a vontade de ser um doador, basta comparecer com CPG ou RG a qualquer tabelionato de notas do Estado.
"Qualquer pessoa que tenha interesse em manifestar a vontade de ser um doador, deverá se dirigir até o tabelionato de notas de qualquer cidade do Rio Grande do Sul e solicitar a lavratura da escritura declaratória de doação de órgãos. Basta essa pessoa levar os documentos de identificação como CPF ou RG. Além disso a pessoa deverá indicar duas pessoas, da família ou conhecidos, que serão os responsáveis pelos trâmites da doação e também pra assinar esse termo que é solicitado pela central de transplantes. É gratuito, não tem custo nenhum e é sigiloso", explica
A transplantada Licemar Vieira Melo compartilha que um transplante representa uma chance de vida nova e destaca a importância deste tipo de iniciativa. Ela recebeu um rim da irmã mais nova.
"Depois que a gente passa por um transplante, num primeiro momento tem uma série de cuidados pra não ter infecção, enfim, os três primeiros meses são de muitos cuidados. Mas eu tive a chance de ter uma vida nova, de poder viver meu segundo tempo de vida, de continuar sonhando, buscando as coisas que eu espero pra minha vida e pra vida da minha família. E queria destacar também como é importante essa iniciativa das pessoas registrarem essa vontade de ser um doador, porque elas não estão doando um órgão, elas estão salvando uma vida, uma vida que tem sonhos, que tem muita coisa para experenciar ainda. Como é importante essa campanha e como é importante as pessoas deixarem registrado a vontade delas, porque no momento de perda de um familiar é um momento de muita dor, e às vezes, quem fica, quem tem que decidir se cede um órgão do seu ente-querido para doação ou não, ele não sabe da vontade dessa pessoa que partiu. E doar um órgão é doar vida", disse.
O Dia Nacional de Doação de Órgãos é celebrado em 27 de setembro. A data foi instituída pela Lei nº 11.584/2007, como forma de ampliar a discussão e compreensão do tema. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone do Tabelionato de Lagoa Vermelha 3358-1711.
Comentários