Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado com atividades especiais no Serviço de Hemoterapia do HSVP
Dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue
É nas cadeiras do Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo que, diariamente, cerca de 60 pessoas se tornam super-heróis. O poder que elas possuem todos têm. Mas, para se tornar de fato um super-herói, é necessário um ato simples: a doação de sangue. Não existe nada que substitua esse gesto. Com a coleta de 450 ml é possível salvar a vida de até quatro pessoas. Isso porque são extraídos do sangue as hemácias, plaquetas e plasma, que beneficiam os pacientes internados, em cirurgia e em tratamento contra o câncer.
Celebrando o Junho Vermelho com a campanha “Todos temos heróis dentro de nós esperando para entrarem em ação”, o HSVP se mobiliza para agradecer os doadores de sangue e sensibilizar a população sobre a importância da doação. A Dra. Cristiane Rodrigues de Araújo, responsável técnica pelo Serviço, conta que os estoques estão em alerta. “Com o aumento do frio e das gripes, tivemos uma queda de 30% nos candidatos para doação. É preocupante, por isso pedimos ajuda da comunidade de toda região. Nosso hospital é de alta complexidade e por isso precisamos de um grande estoque de sangue”.
Para manter em estado regular, o Serviço de Hemoterapia precisa diariamente de 80 candidatos, com uma média de 60 coletas. “Ao longo desse mês intensificamos nossos agradecimentos aos doadores, e também aproveitamos para sensibilizar aqueles que podem nos ajudar”, ressaltou Dra. Cristiane.
Momento de Agradecer
Cada doação de sangue dura, em média, 40 minutos. Esse é o tempo estimado entre a entrevista, a coleta e a sala de lanche. É nesse curto período de tempo que o Projeto Sorriso Voluntário, da Universidade de Passo Fundo, aproveitou para deixar uma mensagem para os doadores. “Trabalhamos com os doadores, receptores e equipe. É um todo muito importante, que temos que agradecer. Nossa política é a humanização em saúde”, disse a coordenadora do projeto, Cristiane Barelli.
Depois de uma pausa ao longo da pandemia, os voluntários dos cursos de Medicina e Enfermagem e também de estudantes do Ensino Médio Integrado UPF, retornaram às atividades. Além do Serviço de Hemoterapia, os estudantes vão circular pelo Serviço de Terapia Renal Substitutiva do HSVP.
*ASCOM - HSVP
Comentários