Sino da Vida: pacientes infantojuvenis celebram vitória contra o câncer
Desde 2019 a cerimônia já foi realizada 37 vezes no Hospital São Vicente de Paulo
“Mas é claro que o sol vai voltar amanhã", diz Renato Russo na famosa canção Mais Uma Vez. E, como prova de que a arte retrata a vida, os tempos de escuridão descritos em música já são passado para Luiz, Pietro e Rikelvi. O sol voltou a brilhar para os três pacientes do Centro Oncológico Infantojuvenil que, na última semana, celebraram o fim do tratamento contra o câncer.
A cerimônia é um momento de muita alegria e emoção nos corredores do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo. Médicos, equipes multiprofissionais, direção e familiares param tudo o que estão fazendo para prestigiar as badaladas do “Sino da Vida”. Desta vez, a vitória é compartilhada entre Luiz Augusto Marcio Marques, 22 anos, Pietro Brust Sehnem, 6 anos, e Rikelvi Alex Hahn, 13 anos.
Luiz Augusto, de Passo Fundo, recebeu alta médica após 15 anos de tratamento. Em 2008, o jovem foi diagnosticado com um tumor no cérebro chamado craniofaringioma. “Durante esse período fiz várias cirurgias, coloquei uma válvula do lado esquerdo para drenar o líquido do tumor e do lado direito usei um cateter. Foi bem difícil, fiz sessões de quimioterapia três vezes por semana, mas venci. Tocar o sino é maravilhoso, esperei demais por este momento. Agora, o meu objetivo é voltar a estudar e ter sucesso! Quero concluir o Ensino Médio e fazer algo voltado para a fotografia, já que eu gosto muito dessa área”, contou o ex-paciente.
Conforme o coordenador do Centro Oncológico, Pablo Santiago, o toque do sino marca a conclusão do tratamento oncológico e traz esperança para quem tem a doença. “Eu comparo esse momento a uma travessia onde o ator principal é a criança ou adolescente com câncer, e nós temos o papel de facilitar o caminho até a cura com muito cuidado e atenção. Agora, o percurso deles chega ao fim provando que essa luta é possível. A cerimônia do sino é gratificante e reforça a importância de mantermos aqui um atendimento cada vez melhor, especializado, humanizado e de excelência”, disse o oncologista pediátrico.
SINO DA VIDA
O projeto “Sino da Vida” foi idealizado pelo Núcleo de Cuidados Integrativos (NCI) para lembrar a todos que o câncer tem cura. Desde 2019, 37 crianças e adolescentes já participaram da celebração. Aos pacientes que tocam o sino fica o desejo de que eles tenham muitos momentos felizes e cheios de saúde. Já para quem segue em tratamento, a mensagem é de que continue acreditando que tudo é possível. Atualmente, o Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP é referência de tratamento para uma população superior a dois milhões de habitantes, de 226 municípios. Em média, 100 pacientes passam, semanalmente, pelos diferentes serviços e procedimentos no local.
Comentários