Agentes de Endemias passam por treinamento em Passo Fundo
O treinamento foi sobre a nova metodologia de combate ao mosquito Aedes aegypti
Foto: Divulgação
Agentes de endemias da Vigilância Ambiental em Saúde de Lagoa Vermelha estiveram na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Passo Fundo, para participar de um treinamento sobre a nova metodologia de combate ao mosquito Aedes aegypti. A capacitação abordou o uso das Ovitrampas – armadilhas de postura projetadas para monitorar e controlar a população do vetor.
As Ovitrampas têm múltiplas funções: permitem identificar a introdução do mosquito em áreas não infestadas, monitorar a densidade populacional em regiões infestadas e avaliar a eficácia das ações de controle. Além disso, atuam como método de redução populacional por meio do “sequestro” de ovos, contribuindo para minimizar a presença do inseto no ambiente.
Essa tecnologia será implementada no município a partir de 2025, substituindo o atual LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), que mede a incidência do mosquito na cidade.
Representando Lagoa Vermelha, participaram da capacitação os agentes Almir Nery, Elisabete Santos de Paula e Tatiane dos Santos. A adoção dessa nova ferramenta reforça o compromisso do município com ações mais eficazes no combate ao Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Comentários