Lagoa Vermelha monitora casos de Covid-19 no município
Baixar ÁudioEm entrevista, coordenadora da enfermagem afirmou que há menos casos por conta da vacinação
Preocupação crescente da comunidade, novos casos de Covid-19 em Lagoa Vermelha deixam a população em alerta. Apesar do retorno de alguns quadros da doença, o número de casos é baixo e não apresenta a mesma agressividade dos anos de 2020 e 2021. A coordenadora de enfermagem de Lagoa Vermelha, Gabriela Pomatti, e a Cristiane Mattos, coordenadora da vigilância epidemiológica, falaram em entrevista a Tua Rádio Cacique sobre os cuidados e sintomas com a Covid-19. Ouça a entrevista completa e saiba mais.
Conforme Gabriela, é possível observar a eficaz da vacinação pelos sintomas, agora, serem mais moderados."O isolamento de quem contraria a doença está sendo de cinco dias, se a pessoa não tem mais sintomas das últimas 24 horas, e de sete dias se ainda permanece os sintomas. Há menos casos pela questão da vacinação. De uma forma mais amena". Os sintomas comuns de Covid-19 incluem dor de garganta, febre leve, dor de cabeça, dor no corpo e coriza. O tratamento inicial se concentra nos sintomas, com medicamentos específicos entrando em cena apenas se os sintomas persistirem.
Gabriela adiantou que a vacinação contra a influenza (gripe) será antecipada neste ano. "Provavelmente neste mês já vamos iniciar a imunização. Geralmente ela ocorre entre abril e maio, mas temos a informação que vamos começar a vacinação em março. Estamos aguardando a vinda das vacinas".
DENGUE
Em relação à dengue, Cristiane relatou que quatro casos positivos foram registrados em Lagoa Vermelha — todos importados de outras regiões. Os sintomas incluem febre, dor no corpo, dor de cabeça e pintinhas vermelhas na pele. "Pedimos para que a população continue com os cuidados, evitando água parada em recipientes e eliminando possíveis criadouros do mosquito transmissor".
Comentários