Encontro do Grupo de Ostomizados aborda uso das plantas medicinais
O Grupo de Ostomizados realiza encontros mensais, com o objetivo de contribuir com a qualidade de vida
Foto: Divulgação
Em agosto deste ano foi realizado o 1º Encontro de Ostomizados. Então, a partir desse encontro, a Secretaria Municipal da Saúde, criou um grupo especial para pacientes ostomizados. O Grupo de Ostomizados realiza encontros mensais, com o objetivo de contribuir com a qualidade de vida, fornecer informações úteis e de promover a socialização entre os pacientes.
Na tarde de quarta-feira (09) foi realizado, na sala de reuniões da Secretaria Municipal da Saúde, o encontro mensal do grupo. Na oportunidade a extensionista e chefe da Emater de Lagoa Vermelha, Denise Ferreira de Oliveira, abordou assuntos relativos ao uso doméstico e seguro de plantas medicais, respeitando a condição dos pacientes ostomizados.
“O pessoal do grupo é bem participativo. Conversamos sobre o uso seguro das plantas medicinais como Babosa, Calêndula, Ora-pro-nóbis, Bertalha, Phafia, Lavanda, Pulmonária, Tansagem e Alecrim”, comentou Denise Ferreira de Oliveira.
A pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer um caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a eliminação de fezes ou urina, ou então auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura se chama estoma. Ostomias podem ser temporárias ou permanentes. Já a estomia ou ostomia é o nome da cirurgia que cria o estoma. Para o mês de dezembro a convidada que conduzirá o encontro do Grupo de pacientes ostomizados será a Psicóloga da Aapecan de Lagoa Vermelha, Caroline Dalle Molle Bonotto.
Comentários