Médico alerta para perigo do enfisema pulmonar
Baixar ÁudioDoença grave está associada ao cigarro e fogão a lenha
Foto: Everton Meneguzzi/Tua Rádio
Na manhã desta quarta-feira, 12 de abril, o programa Temática recebeu o médico pneumologista, Dr. Gustavo Golçalves Szortyka, para tratar dos riscos relacionados ao enfisema pulmonar. O profissional iniciou recentemente os atendimentos em Lagoa Vermelha e Passo Fundo.
O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar. Conforme o médico, na nossa região, o surgimento dessa condição também foi relacionado com a utilização do fogão a lenha.
O principal sintoma é a falta de ar, que pode ou não ser acompanhada de tosse e chiado no peito. Szortyka alerta que, às vezes, o enfisema não apresenta sintomas.
O tratamento envolve parar de fumar e evitar exposição a outros poluentes no ar. As opções de tratamento também incluem remédios broncodilatadores, anti-inflamatórios corticosteróides, terapia com oxigênio (suplemento de oxigênio complementar), cirurgia de redução dos pulmões, transplante de pulmão (devido aos riscos é viável apenas para um pequeno grupo de pacientes) e programa de exercícios físicos. Ouça a entrevista e saiba mais.
O médico
Em Lagoa Vermelha, Dr. Gustavo Golçalves Szortyka atende no edifício do Sindicato Rural, avenida Afonso Pena, 645, Sala 24, junto ao Centro Integrado de Saúde. Telefones (54) 3358-2723 e (54) 99988-6073.
Comentários