Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Lagoa Vermelha considerado município infestado pelo mosquito Aedes Aegypti

por Rudimar Galvan

Município entra em estado de alerta

Foto: Divulgação

Na última semana foi confirmada a localização de um mosquito Aedes aegypti no município de Lagoa Vermelha. O inseto foi localizado em um terreno situado no bairro São Sebastião. Também já houve a confirmação de mais um mosquito localizado no bairro Nunes.

Diante à confirmação do mosquito da dengue na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma espécie de varredura em um raio de 300 metros do local onde foi encontrado o inseto no bairro São Sebastião. Foram coletados 17 frascos com larvas e encaminhadas para análise em Passo Fundo. Destes, 14 eram larvas do mosquito da dengue, ou seja, uma infestação confirmada.

Diante a situação a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde de Passo Fundo realizou uma reunião em Lagoa Vermelha nesta terça-feira. O objetivo é mobilizar a cidade para combater focos. Todos os  municípios brasileiros estão reforçando as visitas domiciliares e ampliando as ações de monitoramento e combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.

Para intensificar as medidas de monitoramento, uma das opções sugeridas pelo Ministério da Saúde para o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika é a instalação de salas municipais de coordenação e controle ou comitês de monitoramento. As unidades locais ampliam as estratégias de enfrentamento ao vetor e qualificam as informações sobre as visitas a domicílios.

Na manhã desta terça-feira (12), o prefeito Getulio Cerioli e o secretário da Saúde Domingos Francescato estiveram reunidos com representantes da 6ª Coordenadoria Regional da Saúde, vários secretários municipais, representantes de entidades como Cicas e Sicom, Conselho Municipal da Saúde, Corpo de Bombeiros e Codesa.

O objetivo do encontro foi estabelecer ações para orientar a população no município de Lagoa Vermelha, sobre a importância de reforçar os cuidados com os hábitos de prevenção das infecções causadas pelo mosquito e a identificação e destruição de focos; além de envolver os diversos setores da sociedade no enfrentamento ao vetor.

A coordenação da reunião sugeriu que sejam ainda incorporados nesta Força-Tarefa,  membros da sociedade organizada, como Igrejas, instituições de ensino, Clubes de Serviço e outras entidades, além de prestadores de serviços públicos. “O envolvimento de toda a comunidade é inevitável. Cada um precisa fazer a sua parte. Precisamos eliminar os potenciais criadouros do mosquito. Qualquer ação que não seja essa, será paliativa”, destacou o prefeito.

O município de Lagoa Vermelha mantém nos últimos anos, um trabalho permanente de prevenção ao mosquito Aedes. São desenvolvidas campanhas educativas veiculadas nos meios de comunicação, além de ações efetivas de conscientização de toda a população, urbana e rural por meio visitas à residências através de agentes municipais de Saúde e fiscalização com equipes de Vigilância Ambiental.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais