Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Doenças vasculares aumentam conjuntamente com a expectativa de vida

por Rudimar Galvan

Bons hábitos são fundamentais para garantir um envelhecimento saudável

Foto: Divulgação

As doenças cardio-neuro-vasculares são as principais causas de mortes no Brasil. O motivo é a arteriosclerose ser um processo de envelhecimento natural das artérias do nosso corpo e que acomete pessoas com tendência familiar e com outros fatores de risco, entre eles, hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia (colesterol elevado), tabagismo e sedentarismo. Na evolução natural da progressão da doença ocorrem obstruções na circulação que resultam em tromboses. Quando o problema acontece nas artérias coronárias leva ao infarto do coração; quando nas artérias carótidas resulta no AVC (derrame); e quando nas artérias do membro inferior, à isquemia com gangrena e risco de amputação da perna.

Com o objetivo de mudar esse cenário, o Hospital São Vicente de Paulo apoiou a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular na realização de uma ação pública, realizada no último sábado (8). A comunidade participou do CHECKUP VASCULAR oferecido por 18 cirurgiões cardiovasculares e 50 acadêmicos da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo. Na Estação da Arte da Gare também foram realizados, de forma gratuita, 58 exames ecodoppler colorido das artérias carótidas.

A infraestrutura, recursos eletrônicos e humanos, foi disponibilizada pelo HSVP, UPF, SBACV RS e pela empresa MEDISUL, que forneceu os equipamentos de última geração sem custos. A parceria permitiu que idosos com mais de 65 anos de idade e com fatores de risco para arteriosclerose recebessem atendimento e um laudo imediato. Este é o caso de Maria Solange do Centenário Machado Aita que teve constatada uma alteração de grau leve na avaliação técnica. “Achei ótimo o atendimento ter sido feito de forma gratuita, pois eu estava precisando fazer o exame de imagem”. Após o resultado, a aposentada foi orientada a redobrar os cuidados e manter a periodicidade das consultas médicas.

O evento foi coordenado pelo Dr. Adolfo Lara Brkanitch, cirurgião vascular e endovascular, bem como eco grafista vascular do HSVP, que explicou que com o aumento da expectativa de vida e longevidade da população se observa maior incidência de casos de infarto, AVC e amputações de pernas. “Isso acontece porque a média de vida era de 70 anos, e, atualmente, ultrapassa os 80 anos. Então, trouxemos uma nova roupagem para essa ação com o objetivo principal de incentivar cuidados primários de saúde e orientar a comunidade sobre questões secundárias”. 

Prevenção

De acordo com o Dr. Adolfo Lara Brkanitch os hábitos adotados ao longo da vida contribuem para a prevenção primária. Neste sentido, ele recomenda a prática de atividades e exercícios físicos, bem como uma alimentação mais saudável (com redução do consumo de sal, gordura e açúcar). Já na prevenção secundária o cuidado precisa acontecer mantendo a regularidade das consultas médicas, quando são considerados individualmente os fatores de risco, realização de exames de sangue e de imagem como, por exemplo, o exame de ecografia vascular (ecodoppler colorido de artérias carótidas ou outras regiões do corpo). Desta forma, as doenças cardiovasculares são, na verdade, a principal causa de morte evitável caso a população realize as prevenções primária e secundária.

Diagnóstico de obstrução

Ao longo dos últimos anos a tecnologia avançou bastante na área médica, proporcionando recursos que permitem fazer o diagnóstico de obstruções arteriais de forma menos invasiva com o auxílio do ultrassom vascular. Nos casos em que se fizer necessário pode ser realizado o cateterismo para buscar doenças na circulação, seja no coração, cérebro ou em toda a circulação periférica das pernas. Além dos cateterismos com angioplastias e implante de stents, há recursos tradicionais que podem também ser realizados como as pontes de safenas.

Orientações do Grupo da Pele

O Grupo da Pele do HSVP também participou do CHECKUP VASCULAR levando informações referentes aos cuidados de enfermagem para a prevenção e o tratamento de feridas de origem vascular. As enfermeiras Simone Araújo e Mariana Dal Molin forneceram ao paciente diabético orientações quanto aos cuidados para evitar lesões do pé diabético, como por exemplo, a manutenção de hábitos de higiene, hidratação e autoavaliação dos pés.

“Além das lesões de pé diabético existem as úlceras venosas e arteriais que quando desenvolvidas podem causar feridas de difícil cicatrização, sendo necessário um acompanhamento multiprofissional para o tratamento, que vai da realização correta do curativo, prescrição da cobertura ideal e acompanhamento com o médico especialista”, disse a enfermeira Simone.

Desde 2008, o Grupo de Pele dispõe de atendimento ambulatorial do SUS para egressos da Instituição e de um serviço privado para acompanhamento de pacientes com lesões na alta hospitalar. O tratamento, referenciado pela equipe médica, é feito através de avaliação e indicações de coberturas tópicas que auxiliam no processo de cicatrização.

Parcerias importantes

O CHECKUP VASCULAR foi prestigiado por diversas autoridades, entre elas, o prefeito Pedro Almeida e a vereadora Ada Cristina Munaretto. As Instituições organizadoras (SBACV RS) e apoiadoras (HSVP, UPF, Secretaria Municipal da Saúde) também estiveram presentes com seus representantes: Régis Agnes, José Miguel Rodrigues da Silva, Ilário De David, Cristine Pilati, Bernadete Maria Dalmolin e José Basileu Reolão.

A Feira do Produtor, com a colaboração e apoio do presidente Márcio Michel, foi o ambiente escolhido para realizar a triagem do público. Assim como, o Espaço da Arte da Estação Gastronômica recebeu toda a estrutura dos exames, a partir da cedência da Secretaria Municipal de Cultura, com recepção da curadora Lindiara Paz. O evento contou ainda com a brilhante apresentação dos músicos Heliomar Lara (tecladista), Giu Sanderi (saxofonista), João Sanderi (tecladista), do Grupo de Percussão da Faculdade de Artes e Comunicação e da Banda do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo, com a regência do maestro Rodrigo Avila.

*Comunicação HSVP Passo Fundo

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais