Ações de combate à dengue estão em andamento no Município
Com o objetivo de identificar possíveis focos do mosquito aedes aegypti, os agentes municipais de combate a endemias estão visitando os domicílios em Lagoa Vermelha. O mosquito, se estiver contaminado com algum vírus, pode transmitir doenças como dengue, febre amarela, zika e chikungunya.
O trabalho de campo ocorre ao longo de todo o ano, por meio do setor de Saúde Comunitária e Combate a Endemias, da Secretaria Municipal da Saúde. Essas visitas seguem os protocolos de segurança contra a Covid-19.
Segundo a coordenadora de Vigilância e Atenção em Saúde, Rachel Bombassaro, não há casos de dengue confirmados em Lagoa Vermelha, porém, existem focos de possíveis criadouros do mosquito.
Em vista disso, a cada quatro meses é realizado o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), onde as larvas coletadas pelos agentes municipais de combate a endemias, são encaminhadas para análise do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (LACEN), em Passo Fundo.
Como combater o mosquito aedes aegypti?
A principal atitude para evitar criadouros do mosquito, é evitar água parada em qualquer local. Confira algumas recomendações do Ministério da Saúde:
- Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
- Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
- Manter caixas d'água bem fechadas;
- Remover galhos e folhas de calhas;
- Não deixar água acumulada sobre a laje;
- Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
- Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
- Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
- Acondicionar pneus em locais cobertos.
Comentários