Santini debate a crise hospitalar na OAB
Enocntro foi em Porto Alegre
Foto: : Mayara Dalla Libera
Preocupados com a situação da rede hospitalar, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio Grande do Sul e a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS organizaram evento na manhã desta segunda-feira (8). O encontro, com lideranças do setor, debateu sobre o cenário nacional do financiamento da saúde.
Como presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos na Assembleia Legislativa, o deputado Ronaldo Santini (PTB) destacou o cenário estadual, que vive uma crise histórica devido à falta de repasses por parte do Governo do Estado e está levando os hospitais filantrópicos à falência.
Ele mencionou que é fundamental o entendimento de que a saúde pública é uma causa de Estado e não de governo. “A nossa luta é por melhores investimentos na saúde sim, mas nós da Frente Parlamentar temos defendido fortemente o reforço na área do custeio da rede hospitalar filantrópica, principalmente, através da retomada de um programa de custeio aos moldes do IHOSP, fazendo um programa de socorro aos hospitais”, apontou, mencionando que ainda é mais barato para o Estado comprar serviços dos hospitais já estruturados, do que construir novas estruturas e estruturar novas entidades.
Cumprir o orçamento, do Estado de 12% e União 10% foi a grande bandeira defendida pelos debatedores. Ao final do evento, o grupo assinou uma carta a ser apresentada no encontro nacional da OAB em Brasília na terça-feira (9). “Estamos buscando o apoio da OAB, para que nos ajude junto com o Congresso Nacional, a fazer com que o Governo Federal cumpra a sua parte. Não podemos aceitar que a União esteja destinando apenas 3 ou 4% do seu orçamento para a saúde”, enfatizou Santini.
Comentários