CAPS recebe aprovação para credenciamento no Ministério da Saúde e passará a receber recursos federais
Foto: Divulgação
Em setembro deste ano, o Centro de Atenção Psicossocial Novos Horizontes de Lagoa Vermelha, obteve um parecer favorável unânime da Comissão Intergestores Regional – CIR ARAUCÁRIAS da 6ª Coordenadoria Regional da Saúde-Passo Fundo, para o seu credenciamento no Ministério da Saúde.
O cuidado ao paciente com transtorno mental deve ser visto dentro de uma rede integrada de atenção, que vai desde a assistência primária (em unidades básicas de saúde, ou por meio de equipes de saúde da família), até o atendimento mais especializado nos CAPS.
O município iniciou em 2009 a implantação do CAPS I, voltado para o atendimento diário de pessoas que apresentam quadro de transtorno mental severo e persistente e de pessoas que fazem uso e abuso de álcool e outras drogas, fortalecendo desta forma a rede municipal de saúde mental e estruturando o fluxo.
O CAPS de Lagoa Vermelha visa promover a qualidade de vida das pessoas que apresentam sofrimento psíquico, bem como de seus familiares em uma atenção comunitária, voltada para o cuidado e a reabilitação psicossocial. O trabalho é voltado à saúde mental e atendimento de dependentes de álcool e drogas, atendendo regularmente mais de 200 pessoas da comunidade. A unidade do município foi referenciada como uma das mais qualificadas da região.
Na mesma ocasião, também foi pré-aprovado o plano de trabalho, de R$ 56 mil de recursos do estado. A aprovação final aconteceu no mês de novembro. De acordo com o secretário de Saúde, Domingos Francescato, estes recursos serão aplicados em diversas ações.
O secretário salienta também, que esta aprovação é fruto de trabalho intenso dos servidores do CAPS e de toda a equipe da Divisão Técnica da Secretaria de Saúde. ‘’Isso significa que em breve, o município passará a receber recurso mensal de R$ 28 mil para a manutenção do CAPS, que hoje é realizada com verba exclusivamente municipal, a qual poderá ser realocada em benefício de outras necessidades da saúde, como exames médicos e consultas especializadas’’, enfatiza.
Comentários