Secretaria Municipal da Saúde realiza abertura do Novembro Azul
Várias ações serão realizadas durante o mês de novembro
Foto: Divulgação/Kênya Cecconelo/ Prefeitura Lagoa Vermelha
Iniciado em 2003, o Novembro Azul, é uma campanha anual desenvolvida em todo o mundo, que visa mobilizar a população em relação aos cuidados com a saúde masculina. Nesse sentido, para promover a saúde do homem em Lagoa Vermelha, a Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Emater e Aapecan, realizou na tarde de sexta-feira (05), a abertura oficial das ações do Novembro Azul 2022.
O evento, que aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), contou com a apresentação do projeto Fábrica de Gaiteiros, momentos de integração com jogos, música e dinâmicas desenvolvidas pelos educadores físicos e integrantes do Grupo de Ginástica do ESF Suzana.
Além disso, também foi realizada uma roda de conversa com o propósito de conscientizar sobre a importância do autocuidado na saúde do homem. A conversa contou com a participação da Assistente Social da Aapecan, Neiva Borges Godinho; Psicóloga, Jessica Alves de Lima e do Enfermeiro, Diego Perinetto. O foco do bate papo foi a prevenção de doenças, em especial a prevenção ao câncer de próstata, que de acordo com Instituo Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, depois do câncer de pele, é o diagnóstico mais frequente entre a população masculina.
“A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico)”, explicou o enfermeiro.
Ao final, foram distribuídos materiais informativos e servido lanche aos homens que participaram do encontro. O Secretário Municipal da Saúde, Eloir Morona, destacou que a ação foi pensada como um espaço para compartilhar orientações e conscientizar os homens da importância em prevenir-se, não só em relação ao câncer de próstata, mas também, a ficarem atentos para outras doenças e cuidados com a sua saúde.
Comentários