Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Campanha Agosto Dourado: ações no HSVP destacam a importância do aleitamento materno

por Rudimar Galvan

Equipe multiprofissional realizou ação com mamães e rede de apoio a fim de esclarecer dúvidas sobre o aleitamento materno e fortalecer o tema

Mais que um momento de conexão emocional, a amamentação representa um ato de amor entre mãe e bebê, promove a saúde e fortalece os laços afetivos. No Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, o trabalho de incentivo ao aleitamento materno é rotineiro, mas é neste mês que as atividades se intensificam, em razão de duas ações de conscientização: a campanha Agosto Dourado e a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorre de 1º a 7 de agosto.  

A importância da amamentação

Considerado o alimento mais apropriado para o bebê, o leite materno possui todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável, ajuda a formar o sistema imunológico e protege contra inúmeras doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que este seja o alimento exclusivo até no mínimo os seis meses de vida e a continuidade até dois anos de idade ou mais. 

A enfermeira gestora da área Materno-Infantil do HSVP, Josevane Conte, explica que o primeiro contato entre a mãe e bebê contribui para o sucesso da amamentação, por isso a Instituição prioriza o “contato pele a pele” e a “hora ouro”. “Já na primeira hora de vida do bebê procuramos promover a relação entre ambos e estimular que o recém-nascido pegue o peito da mãe, pois isso contribuirá na consolidação do ato da amamentação”, explica. 

Esse trabalho começa a ser realizado desde o início da gravidez, com a preparação da gestante e sua rede de apoio. “Nos preocupamos em prestar orientações e reforçar a importância do aleitamento materno desde o pré-natal, no puerpério e nos primeiros anos de vida do bebê. Podemos citar como exemplo os Encontros de Gestantes, que reúnem diferentes profissionais para esclarecer dúvidas sobre essa temática e tantas outras fases da maternidade”, complementa a enfermeira gestora da Maternidade, Adrieli Rochenbach.

Para tranquilizar e orientar mamães e rede de apoio nesse momento, a Instituição conta com uma equipe multiprofissional, formada por pediatras, obstetras, enfermeiros, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos, que prestam um atendimento individualizado. Além disso, conta com o projeto “Amar Mentar”, onde acadêmicos da  Universidade de Passo Fundo orientam as mamães à beira-leito sobre os cuidados com a amamentação e com o recém-nascido, focando na promoção da saúde dessa nova família.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais