Campanha para coleta de medicamentos vencidos incentiva cuidados ao Meio Ambiente
Entrega de medicamentos vencidos pode ser feita diariamente na famácia do município
Foto: Taiz Reginini
Na última quarta-feira (3), em comemoração a Semana do Meio Ambiente, o departamento de Vigilância Sanitária realizou a campanha “Descarte Consciente” para recolhimento de medicamentos vencidos ou em desuso, onde foram coletadas 833 unidades de remédios. Os participantes receberam um adesivo e uma muda de espécie florestal nativa para contribuir com a preservação da natureza.
O responsável pela Vigilância Sanitária, Cristiano Lima, alerta que 10 a 28 mil toneladas de medicamentos são descartadas em locais inapropriados a cada ano.
“Os medicamentos descartados no lixo ou no esgoto podem poluir o solo e a água e trazer riscos para o ambiente e para as pessoas. Os produtos químicos, como os medicamentos reagem de forma violenta com outra substância química, inclusive o oxigênio do ar ou com a água, produzindo fenômenos físicos tais como calor, combustão, ou então produzindo substância tóxica. A presença desses fármacos na água pode causar efeitos adversos à saúde, seja humana ou de outros organismos presentes nas águas, como os peixes. Além do descarte incorreto dos medicamentos, estudos mostram que várias substâncias existentes nos fármacos são resistentes ao processo de tratamento, permanecendo no meio ambiente por longos períodos, acarretando sérios riscos socioeconômicos e ambientais que devem ser levados em consideração no momento do descarte desses fármacos no ambiente.”
Cristiano salienta ainda, que dentre os riscos apresentados pelo descarte incorreto de medicamentos, destaca-se a contaminação dos recursos hídricos.
“Este tipo de contaminação provoca o surgimento de diversas doenças na população e a extinção de diversas espécies da fauna e flora do local. Outro problema grave que deve ser considerado é o fato de que esses produtos acabam com microorganismos menos fortes, deixando vivos apenas os mais resistentes. Assim, uma bactéria presente em um rio que contenha traços de antibióticos pode adquirir resistência a essas substâncias”, finaliza.
A campanha para coleta de medicamentos vencidos é permanente e a população pode realizar o descarte na Secretaria da Saúde. Após o recolhimento dos fármacos, a empresa Stericycle Brasil realiza o descarte para o destino correto.
Comentários