Situação da dengue em Lagoa Vermelha preocupa autoridades de saúde
Baixar ÁudioCasos da doença já são registrados em municípios da região
Um alerta foi emitido pelas autoridades de saúde de Lagoa Vermelha em relação à crescente preocupação com a proliferação de mosquitos da dengue na região. Em entrevista na manhã desta quinta-feira, 08/02, com o Secretário da Saúde, Eloir Morona, e Elton Pedroso, do setor de endemias, foram destacados os desafios e as medidas necessárias para combater o Aedes aegypti e a possibilidade do surgimento das doenças transmitida por ele.
O levantamento recentemente divulgado pelo Instituto Todos pela Saúde revelou um aumento significativo nos casos de dengue no Brasil, com uma taxa de infectados que saltou de 0,7% para 13% em menos de dois meses.
Segundo o Secretário da Saúde, Eloir Morona, embora até o momento não tenham sido confirmados casos de dengue em Lagoa Vermelha, a situação na região é alarmante, especialmente considerando os casos positivos em municípios vizinhos. Ele ressaltou que o combate à dengue exige a participação ativa de toda a comunidade, uma vez que a prevenção é a melhor forma de evitar a proliferação do mosquito transmissor.
Quanto à vacinação contra a dengue, Morona esclareceu que, infelizmente, a disponibilidade de doses pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é limitada e que a prioridade tem sido dada a regiões de maior risco.
Diante das denúncias e questões da comunidade, Elton Pedroso forneceu orientações sobre como entrar em contato com a Secretaria da Saúde para relatar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Ouça e saiba mais.
Comentários