Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Espera por cirurgia e condições da estrutura do HSP preocupam pacientes e familiares

Baixar Áudio por Luiz Calderan

A família Rimoldi expôs reclamações da estrutura física do Hospital São Paulo

Foto: Arquivo/Tua Rádio

No início desta semana, a Tua Rádio Cacique foi procurada pelo ouvinte Lori Rimoldi, filho de Olga Rimoldi Chaves, de 84 anos, que fraturou o fêmur há vários dias, aguarda por uma cirurgia e está internada no Hospital São Paulo (HSP). O filho de Olga relatou que a atitude é um pedido de socorro, para que todos os pacientes possam vir a contar com um melhor atendimento.

Em entrevista, Rimoldi contou que na mesma ala em que sua mãe está internada, outras duas pacientes que também fraturaram o fêmur, passam pela mesma situação e estão internadas há mais de 20 dias em Lagoa Vermelha, sem nenhuma solução. A família expôs reclamações da estrutura física do HSP. “Funcionários do Hospital nos atendem muito bem, mas a estrutura do prédio está deixando a desejar. Lâmpadas e ventiladores não estão funcionando”.

Após um primeiro contato com o município, responsáveis alegaram que atualmente os hospitais de Passo Fundo estão sem leitos disponíveis. Lori buscou um advogado, entrando na Justiça para que sua mãe pudesse realizar a cirurgia o mais rápido possível. Apesar do pedido ter sido deferido pelo juiz, não existe uma previsão para a cirurgia.

A reportagem da Tua Rádio Cacique entrou em contato com as autoridades municipais em saúde, e segundo os órgãos competentes a responsabilidade pela realização do procedimento é do governo do Estado.

A 6ª Coordenadoria Regional de Saúde foi procurada e encaminhou a seguinte nota à redação da Tau Rádio Cacique:

"...em decorrência da Lei Federal nº 13.709/2018 - LGPD e do disposto no Decreto Estadual nº 55.647/20, não será possível encaminhar as informações solicitada, pois Tua Rádio Cacique de Lagoa Vermelha não é representante da paciente, nem tem autorização dela para receber qualquer tipo de informação a respeito de eventuais solicitações ou atendimento no âmbito do SUS, especialmente por se tratarem de dados sensíveis.

Além disso, de forma mais simplificada, é possível que a paciente (ou seu representante) solicite essa e outras informações pelos canais da Ouvidoria SUS (https://saude.rs.gov.br/ouvidoria) ou da Lei de Acesso à Informação (https://www.centraldocidadao.rs.gov.br/inicial).

Por fim, em razão do quadro clínico da paciente, esta Coordenadoria contatará a paciente e prestará as informações pertinentes.".

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais