Hospital São Paulo de Lagoa Vermelha passa por auditoria
Baixar ÁudioSegundo o prefeito Gustavo Bonotto, essa auditoria trata-se de uma espécie de Raio X da utilização dos recursos do município
No mês de fevereiro o município de Lagoa Vermelha fez um auxílio financeiro ao Hospital São Paulo, antecipando um valor do convênio vigente. Em contrapartida, fez duas exigências, sendo a primeira, que o percentual repassado a título de complementação do plantão de urgência e emergência fosse pago conforme a satisfação do usuário. A segunda, era que o poder público realizasse um processo de auditoria na instituição.
O prefeito de Lagoa Vermelha Gustavo Bonotto participou de entrevista na Tua Rádio e falou sobre o assunto. Segundo o administrador essa auditoria trata-se de uma espécie de Raio X da utilização dos recursos do município.
"Uma das exigências trata-se de que hoje um percentual do que é repassado a título de complementação do plantão de urgência e emergência, é pago conforme a satisfação do usuário, ou seja, existe uma metodologia de avaliação que conforme o índice de satisfação das pessoas que procuram o plantão, nós fazemos o pagamento integral ou deduzido dos valores. E a outra exigência que nós fizemos quando daquele momento, foi que o hospital abrisse as suas contas para que nós pudéssemos fazer esse trabalho, que sim, trata-se de uma auditoria, mas eu prefiro chamar e acho que é mais condizente com o que realmente está fazendo e de uma forma que fique bem compreensível: um raio x do hospital", disse.
Bonotto explica que esse processo de verificação é realizado num período aproximado de a cada três meses, buscando a sustentabilidade financeira da instituição.
"Isso é feito a cada três meses. Uma verificação em relação a utilização dos recursos do município. Em relação aos demais recursos, que são aqueles do governo do estado, da união, dos demais municípios e dos faturamentos particulares e de convênios, nós precisamos que Araucária concorde, e houve essa concordância, e a partir de então, a gente iniciou esse trabalho que tem por objetivo, primeiro, fazer uma análise, uma identificação de receitas e despesas do ano de 2022 e de parte do ano de 2023 para estabelecer, de certa forma, um diagnóstico da sustentabilidade financeira do hospital, porém, desta vez, estamos fazendo um algo a mais, a equipe da prefeitura, a qual aproveito para agradecer já a dedicação e o empenho, que é estabelecendo um paralelo com outros hospitais, de semelhante porte de cidade, e de hospital. No sentido de averiguar semelhanças e diferenças, em relação tanto a receitas quanto à despesas. Com qual objetivo? Que a gente possa traçar um plano ou auxiliar a Araucária no sentido de construir um encaminhamento buscando a melhor sustentabilidade financeira do hospital", explica.
O processo de auditoria já está em reta final e nos próximos dias também será realizado um plano operacional que é o dimensionamento de valores e de necessidades de investimento e suporte de custeio.
Comentários