Psicóloga da Aapecan enfatiza cuidado com a saúde mental no tratamento contra o câncer
Baixar ÁudioA usuária da entidade, Meri Terezinha da Luz, relatou sobre o acolhimento recebido na Aapecan
Foto: Luiz Calderan/Tua Rádio Cacique
Em meio ao crescente desafio que o câncer representa, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Lagoa Vermelha tem se mostrado como um farol de esperança e apoio para aqueles que enfrentam essa difícil jornada. A psicóloga Caroline Bonotto, que atua na entidade, dividiu sobre como o fator emocional contribui para um tratamento mais saudável para o paciente.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, são estimados 704 mil novos casos da doença no Brasil até 2025. As regiões sul e sudeste se destacam nesses números, pois concentram cerca de 70% da incidência da doença. "As estatísticas só crescem. É necessário falar sobre isso. É importante falar sobre o câncer, porque o que vai salvar nossa vida é a prevenção, a informação", ressalta Caroline. "A parte emocional conta muito sim, no auxílio ao tratamento. O seu estado emocional vai contribuir ou não para que as coisas andem bem, para que as coisas deem certo", complementa a psicóloga.
Na Aapecan, os pacientes encontram o apoio, estabelecendo novas amizades e compartilhando suas dores com pessoas que compreendem suas experiências. A instituição se torna um espaço de escuta ativa. Meri Terezinha da Luz, usuária da Aapecan há pouco mais de um ano, disse que a Aapecan é como uma "mãe muito amorosa", destacando o acolhimento que recebeu ao longo desse período desafiador. Em um relato como usuária, Meri também expressou sua gratidão pelos serviços de saúde prestados em Lagoa Vermelha.
Comentários