Atividade educativa marca o Dezembro Vermelho com agentes comunitários de saúde
A atividade abordou temas importantes como HIV, sífilis, PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), PEP (Profilaxia Pós-Exposição), tuberculose, e hepatites B e C
Foto: Divulgação
Os Agentes Comunitários de Saúde participaram de uma ação educativa promovida pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em alusão ao Dezembro Vermelho, mês dedicado à luta contra o HIV/Aids e outras ISTs.
A atividade abordou temas importantes como HIV, sífilis, PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), PEP (Profilaxia Pós-Exposição), tuberculose, e hepatites B e C. Os profissionais do SAE explicaram as formas de transmissão, sinais e sintomas, cuidados e tratamentos disponíveis, além de reforçar a importância da realização de testagens rápidas como estratégia de diagnóstico precoce.
Uma das dinâmicas realizadas foi o jogo do “Mito” x “Verdade”, que ajudou a desmistificar conceitos e esclarecer dúvidas, promovendo maior conscientização sobre os temas abordados.
Os Agentes Comunitários de Saúde têm um papel essencial na busca ativa de pacientes e no fortalecimento de vínculos com a comunidade, facilitando o acesso à prevenção e ao tratamento. Com atividades como esta, reforça-se a importância de um trabalho integrado e educativo para a promoção da saúde e a prevenção de doenças.
A ação reforça o compromisso do município em ampliar o acesso à informação e aos serviços de saúde, garantindo uma abordagem mais humanizada e efetiva no enfrentamento das ISTs e outras condições
Comentários