Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Saúde inaugura dia 21 de junho, sala para coleta de sangue com procedimentos quinzenais

por Rudimar Galvan

Este projeto, realizado em parceria com a Prefeitura e o Hemopasso - Hemocentro Regional de Passo Fundo

Participe e seja doador.
Foto: Divulgação/ Aqrquivo/Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Vermelha anunciou a inauguração da nova sala para coleta de sangue na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora Consoladora, que será realizada no próximo dia 21 de junho. Este projeto, realizado em parceria com a Prefeitura e o Hemopasso - Hemocentro Regional de Passo Fundo, marca um avanço significativo na saúde pública da cidade, permitindo a realização de coletas de sangue a cada quinze dias mediante agendamento.

Esta iniciativa conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores, do Lions Clube Melvin Jones e do Hospital São Paulo. Antes da abertura deste espaço, os doadores de sangue de Lagoa Vermelha precisavam se deslocar até Passo Fundo, uma viagem realizada mensalmente. Com a nova sala, a comunidade local terá mais comodidade e frequência nas doações, aumentando a disponibilidade de sangue para pacientes que necessitam de transfusões.

"A inauguração desta sala representa um grande passo para a nossa cidade, facilitando o acesso dos doadores e contribuindo para salvar vidas," afirmou a secretária municipal de Saúde, Cristiane Mattos. "Estamos orgulhosos desta conquista e agradecemos a todos os parceiros envolvidos”, finaliza.

Os interessados em doar sangue devem agendar um horário na Secretaria Municipal da Saúde (Caroline) ou Unidade Básica de Saúde Nª Sª Consoladora (Tauany), onde será realizado um pré-cadastro. Os contatos telefônicos para o agendamento são: Caroline (54) 3358-9601 e Tauany (54) 3358-9637. Em caso de dúvidas os candidatos poderão entrar em contato pelo número (54) 3358-9605.

No dia da doação os doadores serão recebidos por uma equipe capacitada e equipamentos modernos, garantindo segurança e eficiência durante todo o processo de doação. Esta melhoria não só beneficia os doadores, mas também reforça os estoques de sangue da região, fundamentais para emergências e tratamentos médicos diversos.

Com a sala de coleta em funcionamento quinzenal, Lagoa Vermelha dá um importante passo em direção à autossuficiência na doação de sangue, demonstrando o impacto positivo de investimentos em saúde pública e parcerias comunitárias.

 

Por que doar sangue?

A doação é a coleta de aproximadamente 450 mL de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é feita por profissionais capacitados e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem-estar do doador.

A doação de sangue e seu processamento são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão, como vítimas de acidentes, que necessitam de cirurgias ou outras situações clínicas.

Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques. O sangue não tem substituto e, por isso, a doação voluntária é fundamental. Uma simples doação pode salvar muitas vidas.


Toda pessoa em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo à sua saúde.

 

O que é preciso para doar?

Estar em boas condições de saúde;

Apresentar documento oficial de identidade com foto;

Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;

Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;

O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;

Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;

Aumentar a ingesta hídrica com água dois dias antes da doação;

Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;

 

Quais os intervalos que devem ser respeitados entre as doações?

Mulheres: período de 90 dias/máximo de 3 doações nos últimos 12 meses;

Homens: período de 60 dias/máximo de 4 doações nos últimos 12 meses.

 

O doador passa pelas seguintes etapas para doar sangue:

  1. Agendamento:
  2. Cadastro: Cadastro do candidato à doação com a apresentação de documento oficial com foto
  3. Pré-triagem: Verificação dos sinais vitais (pressão arterial, temperatura e batimentos cardíacos), peso e teste de anemia.
  4. Triagem clínica: Entrevista individual e sigilosa onde serão avaliados os antecedentes e o estado atual de saúde do candidato à doação para determinar se a coleta poderá trazer riscos para ele ou para o receptor.
  5. Coleta de sangue: Coleta de aproximadamente 450mL de sangue e amostras para a realização dos testes laboratoriais.
  6. Hidratação: Após a doação de sangue o doador receberá um lanche. É recomendável que o doador permaneça no mínimo 15 minutos no hemocentro e beba bastante líquido durante o dia.

 

O que devo fazer após a doação de sangue?

Não fumar por no mínimo duas horas;

Nas 12 horas após a doação, não praticar exercícios físicos e atividades perigosas, como subir em locais altos ou dirigir caminhão, ônibus em rodovias, etc.

Permanecer no serviço hemoterápico após a doação por 15 minutos;

Não carregar peso ou dobrar o braço em que foi realizada a punção no dia da doação, para evitar sangramentos e hematomas;

Retirar o curativo 4 horas após a doação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais