Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Município faz apelo à comunidade no engajamento para combater o mosquito da dengue

por Rudimar Galvan

Lagoa Vermelha aprova Lei Municipal que institui o Programa de Prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya

Apelo está sendo levado à todos os bairros.
Foto: Gustavo Oliveira

O município de Lagoa Vermelha segue inovando nos meios de conscientizar a população sobre a importância da prevenção em relação à gravidade que o mosquito Aedes aegypti pode provocar, caso não haja uma cooperação coletiva permanente de combate aos criadouros do inseto.

Por iniciativa do Executivo, foi aprovado na Câmara de Vereadores, a Lei Municipal 7.136, de 28 de abril de 2016, que institui o Programa Municipal de Prevenção e Combate ao Mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus e causador da Febre Chikungunya. O trabalho será coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância em Saúde, responsável pelas ações de controle de zoonoses e vetores no município.

A proposta está de acordo com as normas técnicas do Programa Nacional de Controle da Dengue e outras moléstias, instituído pelo Ministério da Saúde.

A principal finalidade é estimular a participação da comunidade, na prevenção e no combate ao mosquito Aedes aegypti. O município desenvolverá ações próprias integradas de educação em saúde, comunicação e mobilização social, relacionadas ao Programa Nacional de Controle da Dengue.

A norma estabelece que todo cidadão e os responsáveis pelos estabelecimentos públicos e privados em geral, proprietários ou locatários ficam obrigados a adotar medidas de manutenção e limpeza de seus imóveis. A meta é evitar o acúmulo de água parada em objetos que possam servir de hospedagem, e com isso, impedir que as larvas se transformem em mosquitos.

O prefeito Getulio Cerioli tem aproveitado os encontros itinerantes do Programa Gabinete no Bairro, que visa aproximar a comunidade da administração municipal, para fazer pessoalmente um forte apelo aos lagoenses. Um exemplo disso, ocorreu no último encontro, realizado no mês passado com moradores do bairro Gaúcha no Salão Comunitário. “Temos que redobrar nossos cuidados com esses criadouros que nem sempre são visíveis, como calhas entupidas, por exemplo. É um trabalho que exige o compromisso de cada cidadão em fazer bem feito a sua parte. A população precisa estar bem atenta e agir ativamente para evitar problemas mais graves”, destaca o prefeito.

O conteúdo na íntegra da LEI 7.136 está disponível para visualização ou download no site www.lagoavermelha.rs.gov.br.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais