Pais e filhos: psicóloga Dalva Correa de Lima reforça a importância do diálogo e empatia na relação
Baixar ÁudioA psicóloga enfatizou que não existe uma receita pronta para estimular a conversa
A psicóloga Dalva Correa de Lima, que já residiu em Lagoa Vermelha e trabalhou na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), trata frequentemente, em suas redes sociais, a relação entre pais e filhos em entrevista a Tua Rádio Cacique.
Dalva ressaltou a complexidade do diálogo entre adultos e crianças, especialmente em uma era marcada pelo uso constante de telas e redes sociais, combinado com a agitação cotidiana. A psicóloga enfatizou que não existe uma receita pronta para estimular o diálogo, mas destacou a importância da atenção e empatia como elementos cruciais na promoção da interação saudável.
"A atenção e a empatia são os grandes protagonistas para fomentar a interação entre as pessoas. Os pais devem manter um diálogo com afeto, carinho, escuta ativa e presença constante. É assim que constroem uma relação mais saudável com os filhos", afirmou Dalva.
Ao refletir sobre sua própria educação e a de sua geração, Dalva abordou as práticas antigas que limitavam a expressão emocional das crianças. "Muitas vezes éramos criados sem ser ouvidos, onde havia repressões, não tínhamos o direito de falar, de expor ideias. Isso é uma forma de violência invisível que precisa ser reconhecida", explicou.
A psicóloga alertou para práticas como chantagem, castigo, punição e gritos, e comentou da importância de uma abordagem educacional que seja respeitosa e gentil, sem abrir mão da firmeza necessária. "Não estou falando de permissividade, mas de uma educação que forneça respeito e gentileza", acrescentou.
Gostou do conteúdo? ouça a entrevista completa e compartilhe a notícia!
Comentários