Vinda da Unidade Móvel do Hemopasso para Lagoa Vermelha foi transferida
Eventos como esse, facilitam a aproximação da comunidade local do ato voluntário da doação
Foto: Divulgação/Hemopasso
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a vinda da Unidade Móvel do Hemopasso para Lagoa Vermelha foi transferida para uma nova data a ser divulgada posteriormente. A previsão era de que no dia 23 deste mês, a população lagoense pudesse participar da campanha de doação de sangue.
Eventos como esse, desenvolvidos em parceria com municípios da região, facilitam a aproximação da comunidade local do ato voluntário da doação e também valorizam o trabalho de captação e fidelização de doadores de sangue.
Em Lagoa Vermelha, o programa de Doação de Sangue é regulamentado pela Lei Municipal nº 7360, de 17 de outubro de 2017 e, atualmente (2023), acontece através da parceria entre Leo Clube Melvin Jones, a Secretaria Municipal de Saúde e a Câmara Municipal de Vereadores.
Periodicamente, a Secretaria Municipal da Saúde promove viagens gratuitas ao Hemopasso, em Passo Fundo, exclusivamente para levar os doadores. Para participar, o interessado deve procurar o Poder Legislativo presencialmente ou através do telefone 3358 - 2540 e fazer seu cadastro no Banco de Doadores. Assim, a cada viagem, os doadores cadastrados são contatados, respeitando a rotatividade, para verificar sua disponibilidade.
O que é preciso para doar?
- Estar em boas condições de saúde;
- Apresentar documento oficial de identidade com foto;
- Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
- Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
- O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
- Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
- Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
- Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.
Quais as etapas da doação?
1.Cadastro: Cadastro do candidato à doação com a apresentação de documento oficial com foto
2. Pré-triagem: Verificação dos sinais vitais (pressão arterial, temperatura e batimentos cardíacos), peso e teste de anemia.
3. Triagem clínica: Entrevista individual e sigilosa onde serão avaliados os antecedentes e o estado atual de saúde do candidato à doação para determinar se a coleta poderá trazer riscos para ele ou para o receptor.
4. Coleta de sangue: Coleta de aproximadamente 450ml de sangue e amostras para a realização dos testes laboratoriais.
5. Hidratação: Após a doação de sangue o doador receberá um lanche. É recomendável que o doador permaneça no mínimo 15 minutos no hemocentro e beba bastante líquido durante o dia.
Comentários