Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Agosto Dourado: ações no HSVP reforçam a importância do aleitamento materno

por Rudimar Galvan

Campanha ocorre durante todo o mês de agosto e visa promover e incentivar o aleitamento materno

A amamentação representa um ato de amor e cuidado entre mãe e bebê. É um momento íntimo de conexão emocional, em que a mulher fornece ao filho não apenas alimento, mas também aconchego e segurança. Essa demonstração de afeto é vista como uma das mais genuínas expressões de amor materno.

Por entender a importância dessa conexão entre mãe e recém-nascido e também dos benefícios da amamentação, no Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, ações de incentivo ao aleitamento materno fazem parte da rotina dos profissionais que atuam na Maternidade, UTI Neonatal, Pediatria e no Centro Obstétrico.

Quando um bebê nasce, a Instituição prioriza a “hora de ouro”, ou seja, a primeira hora da mamãe com o recém-nascido. Segundo a enfermeira gestora da área Materno-Infantil, Josevane Conte, o primeiro contato é o momento mais importante, pois contribui para o sucesso da amamentação. “O Hospital tem muito presente a hora de ouro, instituindo rotinas para o incentivo do aleitamento materno na primeira hora de vida do bebê. Nós procuramos promover um contato ‘pele a pele’, estimulando o recém-nascido precocemente a pegar o peito da mãe, pois isso irá contribuir para que ambos tenham êxito na amamentação e fortaleçam os laços afetivos”, explica. 

Mas, afinal, por que o leite materno é tão importante? A resposta é simples: ele é considerado o alimento mais apropriado para o bebê, pois possui todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável e protege contra diversas doenças. A própria Organização Mundial da Saúde recomenda que este seja o alimento exclusivo dos bebês até os seis meses de vida e a continuidade até os dois anos. 

Entretanto, é comum que a fase pós-parto seja repleta de dúvidas para as mamães. Por isso, o HSVP conta com uma equipe multiprofissional, formada por pediatra, obstetra, enfermeiro, assistente social, fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo, que realiza um atendimento de forma individualizada. “Nós não envolvemos apenas mãe e bebê, mas procuramos envolver quem vai estar com ela em casa, no puerpério, pois cumprirá um papel muito importante como rede de apoio nesse período”, complementa Josevane.

Para auxiliar nesse processo de amamentação, a Instituição também realiza o projeto “Amar Mentar”, onde acadêmicas do curso de enfermagem orientam as mamães à beira-leito. “Sabemos que é um momento muito desafiador para as mamães e seus bebês, mas aos poucos tudo se ajeita e o processo se torna prazeroso. Por isso prestamos um atendimento individualizado, pois buscamos entender cada mãe e suas dificuldades. Nós queremos que ela possa retornar para casa segura e informada, tendo sucesso na amamentação”, frisa a enfermeira. 

No caso de mulheres que tenham algum problema de produção, o HSVP dispõe de uma Sala de Coleta e um Lactário, para que todos os bebês internados na Instituição tenham acesso ao leite materno, já que é o alimento de maior potência nutricional. 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais