Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Pessoa obesa tem risco de desenvolver mais de 200 doenças diferentes ao longo da vida

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Médica endocrinologista fez alerta sobre riscos diante de alimentação desregrada e falta de exercício físico

Foto: Reprodução/Canva

A obesidade é uma doença grave que já acomete 604 milhões de adultos ao redor do mundo. Esse número poderá chegar a 1 bilhão em 2030, caso não haja uma mudança no padrão da alimentação e de exercícios físicos.

A médica endocrinologista e professora universitária, Dra. Ciciliana Maíla Zilio Rech, alerta que a obesidade pode desencadear outras doenças, como diabetes e hipertensão. "A pessoa obesa tem um risco de ter mais de 200 tipos de doenças diferentes ao longo de sua vida. É um risco muito grande", explica.

O surgimento da doença está associado a fatores genéticos e hábitos de vida, por isso a reeducação alimentar, com busca de alimentos pouco processados e uma rotina de exercícios físicos, são essenciais. Esses hábitos são recomendados tanto para a prevenção quanto para o tratamento da doença.

O uso de medicamentos ocorre quando o médico avalia que o paciente não está evoluindo satisfatoriamente apenas com a mudança de hábitos. A Dra. Ciciliana Maíla Zilio Rech ressalta a importância da conscientização sobre a obesidade e da adoção de um estilo de vida saudável para evitar o desenvolvimento da doença e suas consequências graves para a saúde. Ouça a entrevista.

A médica

Dra. Ciciliana Maíla Zilio Rech é médica endocrinologista - graduada pela Universidade de Passo Fundo, com residência médica em Clínica Médica e Endocrinologia.  Mestre e Doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro titulado da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Professora de Endocrinologia na Universidade de Passo Fundo (UPF) e na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Trabalho em consultório próprio em Passo Fundo no Edifício das Clínicas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais