Pessoa obesa tem risco de desenvolver mais de 200 doenças diferentes ao longo da vida
Baixar ÁudioMédica endocrinologista fez alerta sobre riscos diante de alimentação desregrada e falta de exercício físico
A obesidade é uma doença grave que já acomete 604 milhões de adultos ao redor do mundo. Esse número poderá chegar a 1 bilhão em 2030, caso não haja uma mudança no padrão da alimentação e de exercícios físicos.
A médica endocrinologista e professora universitária, Dra. Ciciliana Maíla Zilio Rech, alerta que a obesidade pode desencadear outras doenças, como diabetes e hipertensão. "A pessoa obesa tem um risco de ter mais de 200 tipos de doenças diferentes ao longo de sua vida. É um risco muito grande", explica.
O surgimento da doença está associado a fatores genéticos e hábitos de vida, por isso a reeducação alimentar, com busca de alimentos pouco processados e uma rotina de exercícios físicos, são essenciais. Esses hábitos são recomendados tanto para a prevenção quanto para o tratamento da doença.
O uso de medicamentos ocorre quando o médico avalia que o paciente não está evoluindo satisfatoriamente apenas com a mudança de hábitos. A Dra. Ciciliana Maíla Zilio Rech ressalta a importância da conscientização sobre a obesidade e da adoção de um estilo de vida saudável para evitar o desenvolvimento da doença e suas consequências graves para a saúde. Ouça a entrevista.
A médica
Dra. Ciciliana Maíla Zilio Rech é médica endocrinologista - graduada pela Universidade de Passo Fundo, com residência médica em Clínica Médica e Endocrinologia. Mestre e Doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro titulado da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Professora de Endocrinologia na Universidade de Passo Fundo (UPF) e na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Trabalho em consultório próprio em Passo Fundo no Edifício das Clínicas.
Comentários