Doação de Órgãos e Tecidos foi tema de conversa promovida pela SMS
Participaram do encontro médicos, enfermeiros e profissionais da saúde
Para esclarecer questões sobre a doação de órgãos e tecidos e ampliar a divulgação do tema, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), realizaram na última semana uma conversa sobre o tema.
O evento contou com a palestra da enfermeira Fabiana Dal Conte Buzatto, da Organização de Procura de Órgãos do Hospital São Vicente de Paulo, e teve a parceria com o Lions Clube Melvin Jones de Lagoa Vermelha. Participaram do encontro médicos, enfermeiros e profissionais da saúde.
Durante o mês de setembro, conhecido por “Setembro Verde”, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul lançou a campanha “O Amor Vive”. A data de 27 de setembro marca, anualmente, o Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos.
A iniciativa do Estado e do Município visa mobilizar a sociedade, aumentar a conscientização sobre o tema e incentivar a doação de órgãos e tecidos, na busca pela diminuição da lista de espera por transplantes.
A campanha também reforça a importância de que aqueles que desejam se tornar doadores após a morte, devem conversar com seus familiares sobre o assunto e deixarem clara a intenção de realizar esse gesto solidário.
Além disso, a ação também destaca que o serviço para declarar formalmente a vontade de ser doador por meio de um documento, que é a Escritura de Doação de Órgãos, é realizada de maneira gratuita pelos cartórios do Rio Grande do Sul.
*Imagens: PMLV
Comentários