Secretaria de Saúde realiza campanha de Carnaval em combate às DSTs
Assunto preocupa a comunidade
A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Vermelha está preparada para a tradicional campanha de Carnaval. Todos eventos de carnaval receberão a visita dos profissionais da Secretaria para a distribuição de preservativos e material informativo sobre as doenças sexualmente transmissíveis.
Recentemente a vereadora Márcia do Carmo, também enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, demonstrou sua preocupação quanto ao número elevado de casos de HIV no município. “Há vários anos acompanhamos a classificação e não mudamos de posição em relação aos casos de aids em Lagoa Vermelha”, disse. Conforme Márcia, entre 62 municípios que fazem parte da região da 6° Coordenadoria de Saúde, Lagoa Vermelha é o segundo município em número de casos de aids, em 1° lugar está Passo Fundo, que abrange pessoas que buscam tratamento de diversas partes do Estado e do Brasil.
A vereadora explicou que o município recebe muitos recursos para investimento no HIV. “Para essa enfermidade recebemos recursos volumosos, mas são recursos vinculados, significam que eles devem ser utilizados obrigatoriamente em campanhas educativas sobre a aids, não é possível pagar pessoal ou comprar preservativos com esses recursos, é permitido somente fazer campanhas, o que dessa forma nos permite chamar a atenção das pessoas para esse problema.”
A parlamentar socialista acredita que é imprescindível divulgar as informações referentes a Aids para contribuir com a diminuição da transmissão da doença em Lagoa Vermelha.
Na programação da Rádio Cacique desta quarta-feira, a Coordenadora do Setor de DST e AIDS da Secretaria de Saúde, Maristela Fernandes e a enfermeira Fernanda Dalcasteli, falaram sobre esse assuto. Ouça:
Comentários