Outubro Rosa reforça os cuidados com a saúde da população feminina
Câncer de mama acomete, por ano, cerca de 70 mil mulheres no Brasil
No mês de outubro, a sociedade é convidada a vestir a cor rosa como símbolo de luta contra o câncer de mama. A doença, que acomete cerca de 70 mil mulheres no Brasil todos os anos, tem mais de 90% de chances de cura quando detectada em fase inicial. Por isso, a campanha Outubro Rosa, que acontece anualmente, visa conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Fatores de risco
A médica responsável técnica do Serviço de Oncologia do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, Dra. Gabriela Stella, afirma que o câncer de mama não tem uma única causa. “Diversos fatores contribuem para o aumento do risco de desenvolver a doença, tais como idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos”, explica.
Mulheres com mais de 50 anos têm risco aumentado de desenvolver a doença, por isso é recomendada a realização do exame de mamografia a partir dessa idade. “No entanto, história de menarca precoce, ou seja, idade da primeira menstruação menor que 12 anos, menopausa tardia - após os 55 anos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter filhos, não amamentar, uso de contraceptivos orais e terapia de reposição hormonal pós-menopausa também aumentam o risco”, complementa a médica.
Dra. Gabriela reforça, ainda, que hábitos comportamentais também aumentam as chances de desenvolver não apenas o câncer de mama, mas outras inúmeras doenças. “Os fatores comportamentais incluem a ingestão de bebida alcoólica, sobrepeso, obesidade e também o sedentarismo”, complementa.
Atenção aos sinais e a importância da prevenção
Conhecer o próprio corpo e realizar o autoexame podem ajudar na identificação de possíveis alterações. “O principal sinal do câncer é a presença de nodulações, ou seja, caroços na mama, axila ou pescoço. A pele da mama avermelhada também serve como alerta. Além disso, deve-se atentar a alterações no mamilo, retração, inversão ou saída espontânea de líquido. A descoberta logo nas fases iniciais aumenta a chance de cura da doença”, reforça.
Ter uma rotina de hábitos saudáveis e fazer exames preventivos são medidas importantes a serem adotadas a fim de reduzir o risco de desenvolver a doença. “Adotar uma alimentação saudável, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, realizar consultas de rotina e a mamografia são as principais recomendações quando o assunto é prevenção ao câncer de mama. A detecção precoce salva vidas. Diminuir o medo que se tem da doença é fundamental”, conclui Dra. Gabriela.
PARTICIPE DO CORREIO ROSA!
No próximo sábado, 5 de outubro, o Hospital São Vicente de Paulo realiza no Passo Fundo Shopping uma ação alusiva ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. O público será convidado a participar do “Correio Rosa”, escrevendo mensagens de apoio e esperança que serão entregues a pacientes em tratamento oncológico na instituição.
Além disso, das 10h às 18h, acontece a tradicional Blitz da Saúde em frente à Unidade de Relacionamento do HSVP, no piso térreo do Shopping. As equipes do Centro de Imagem da Mama (CIM), da Residência Multiprofissional e da Escola de Enfermagem São Vicente estarão realizando exames gratuitos de glicose, aferição da pressão arterial e prestando informações à comunidade sobre a importância de cuidar da saúde.
SOBRE O HSVP
Referência para uma população de mais de dois milhões de habitantes, o São Vicente de Paulo está consolidado como a maior Instituição de saúde do interior do Rio Grande do Sul com dois hospitais nas Ruas Teixeira Soares e Uruguai, além de uma Unidade de Relacionamento no Passo Fundo Shopping e um Centro de Especialidades Médicas e Multiprofissionais (CES). Atualmente, possui cerca de 700 leitos de internação, 26 salas de cirurgia e 84 consultórios, quase 4 mil colaboradores e um Corpo Clínico de mais de 800 médicos.
*Comunicação HSVP
Comentários