Ambulatório do Colo fornece serviços gratuitos para mulheres em Lagoa Vermelha
Baixar ÁudioEntre os serviços estão a colocação de DIU e pessário, além de exames de Papanicolau
Em entrevista à Tua Rádio Cacique nesta segunda-feira, 01/07, o médico ginecologista e obstetra Dr. Adalberto Valle Netto e a enfermeira chefe Cleci Borgnon falaram dos serviços prestados pelo Ambulatório do Colo de Lagoa Vermelha, em funcionamento há quase uma década.
Dr. Adalberto explicou que o ambulatório surgiu com o objetivo de fornecer um atendimento específico e local para as mulheres que apresentavam alterações nos exames preventivos, evitando a necessidade de deslocamento para Passo Fundo e agilizando o diagnóstico e tratamento.
O exame preventivo, conhecido como citopatológico de colo de útero, é coletado em todas as unidades de saúde do município e é recomendado para mulheres entre 25 e 64 anos.
Cleci enfatizou que o exame é simples e rápido. Ela também mencionou que, embora o Ministério da Saúde recomende a coleta a partir dos 25 anos, as unidades de saúde não deixam de atender mulheres mais jovens que procuram o serviço.
Além do exame preventivo, o ambulatório oferece a colocação de dispositivos intrauterinos (DIUs) e pessários. O DIU é um método contraceptivo eficaz e de longa duração, enquanto o pessário é utilizado para tratar prolapsos uterinos, oferecendo uma alternativa não cirúrgica para mulheres de diversas idades. "O pessário tem mostrado excelentes resultados, proporcionando qualidade de vida para pacientes que, muitas vezes, não têm condições de passar por uma cirurgia," explicou Dr. Adalberto.
O ambulatório atende mulheres nas terças e sextas-feiras, e a equipe reforça a importância de realizar os exames preventivos regularmente e de utilizar os serviços disponíveis para manter a saúde em dia. Para mais informações, as interessadas podem procurar o Postão do Centro.
Comentários