HSVP é certificado pelo uso de energia renovável
Na Semana do Meio Ambiente, Instituição destaca iniciativa que visa a sustentabilidade
Foto: Divulgação/Assessoria de comunicação
Com a utilização de energia vinda de fontes totalmente renováveis, o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo reduziu no último ano, a emissão de 748,021 toneladas de dióxido de carbono (CO2), quantidade que equivale a 20.669 mudas de árvores conservadas por 20 anos. Desde 2016, a Instituição compra energia elétrica gerada por fontes limpas, como eólica, solar, biomassa, PCH e CGH, o que já resultou na redução da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera em 2.180,69 toneladas.
O Gerente de Manutenção da Instituição, engenheiro eletricista Cassiano Ricardo Groth, comemorou os avanços obtidos. "Desenvolvemos, recorrentemente, projetos de eficiência energética que buscam estabelecer novas alternativas para o consumo de energia elétrica em suas unidades, como a instalação de painéis fotovoltaicos para geração de energia e substituição de equipamentos com alto consumo. Um bom exemplo disso ocorre desde 2012, quando participamos de um programa de eficiência energética com a RGE, realizando a substituição de 2 mil luminárias com lâmpadas de 40W por lâmpadas de 32W representando um consumo de energia 20% menor”.
Em 2020, o Hospital foi novamente contemplado no Programa de Eficiência Energética da ANEEL com a CPFL o qual possibilitou a instalação de 200 placas fotovoltaicas e a troca de 6.000 lâmpadas. De olho em um futuro mais sustentável, a compra de energia limpa foi renovada até 2026 na Unidade Teixeira Soares e, na Unidade Uruguai, até 2028, reforçando o compromisso do HSVP com o meio ambiente.
TEXTO: Flávia Dias - Comunicação HSVP
Comentários