Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Celebração Litúrgica para celebrar o ano novo com Maria

por João Romanini

Solenidade da Santa Mãe De Deus – 01/01/2025

Foto: Divulgação

Solenidade da Santa Mãe De Deus – 01/01/2025

Celebração Litúrgica para celebrar o ano novo com Maria

ACOLHIDA:

Animador: Queridos irmãos e irmãs. Em clima de Natal, com Maria Mãe de Deus, estamos iniciando mais um ano. E neste primeiro dia do ano, Dia Mundial da Paz, com José, Maria e Jesus queremos olhar para frente, com novos propósitos, esperanças renovadas, acolhendo as bênçãos de Deus que está conosco. Como os pastores, queremos levar esta boa notícia a todos para que o clima natalino se estenda por todos os dias de ano de 2025. Enquanto uma família leva até o presépio a imagem de um pastor, iniciemos nossa celebração, cantando. 

ATO PENITENCIAL

Presidente: No início deste ano, confiemo-nos plenamente à infinita misericórdia e ao amor incondicional de Deus, cantando.

HINO DO GLÓRIA

Animador: Os pastores voltaram glorificando por tudo o que tinham visto e ouvido. Unamos a nossa voz a voz dos pastores e alegres cantemos.

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Nm 6,22-27

Salmo Responsorial: Que Deus no dê sua graça e sua bênção.

Segunda Leitura: Gl 4,4-7

Evangelho: Lc 2,16-21

HOMILIA

- Sempre é tempo de recomeçar. Mas o início de um novo ano nos sugere de forma mais intensa um recomeçar para realizar nossos sonhos e esperanças, perseguir nossos objetivos e bons propósitos. Mas só vale a pena recomeçar com Jesus Cristo, buscando configurar-nos com ele, e como Igreja Sinodal, em saída ao encontro de todos, anunciando e testemunhando o o Amor que se fez plenamente humano.  Para isso, como os pobres pastores temos que ir ao encontro de Jesus, ajoelharmo-nos, inclinarmo-nos diante daquele que se fez o menor, para que todos, a começar pelos menores desse mundo tenham acesso a ele, adorá-lo, encantar-nos com ele e o seu Evangelho, anunciá-lo a todos e por ele dar glórias a Deus.

- Como os pastores somos convidados a contemplar e perenizar o espírito do Natal, do Deus que se faz pequeno e indefeso para ser tocado por nossas mãos e acolhido em nossos braços. Quem não quer ver, tocar, tomar nos braços um recém-nascido? Natal, porém, ao lado da ternura da Mãe de Deus e da candura do Filho, fala da paixão de Deus pelos homens e mulheres, a sua empatia por nós, o impulso e amor que o levou a compartilhar nossa própria condição. A cena do Natal nos mostra como um contraponto entre a potência humana, que se auto-exalta e a impotência de Deus, que se humilha, se auto-limita e se concentra numa criança. O reino de Deus e o império dos grandes e prepotentes não tem nada em comum.

- Um dos desejos mais comuns que habita o coração humano neste dia, é a Paz, por isso, este dia é declarado o dia mundial da paz. Busca-se a paz, às vezes desesperadamente, por tantos caminhos, muitas vezes caminhos totalmente equivocados, quando a verdadeira paz irradia da pequena gruta de Belém, onde o Príncipe da paz, pode ser contemplado numa manjedoura. Junto dele está a Rainha da Paz, a Mãe de Deus e José o homem justo, nos dizendo que sem justiça não há paz.

- Neste dia, também suplicamos as bênçãos de Deus para todo o ano. De fato, a única fonte do Bem é Deus. É Ele que realiza todo em todos. Bênção é pedir e buscar continuamente o bem na sua fonte: Deus; é desejar com sinceridade o bem, e sobretudo fazer o bem a todos. Assim, seremos instrumentos de paz e de bênção para todos e certamente teremos um ano abençoado.

 

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Coloquemos este novo ano nas mãos e no coração de Deus que é a fonte de toda bênção, e a Ele elevemos nossas preces, rezando: Deus de amor ouvi-nos e abençoai-nos.

1 – Para que como Maria, Mãe de Deus e nossa, conservemos e nossos corações todas as palavras e maravilhas que Deus nos transmite, rezemos...

2 – Por toda a Igreja, para que junto com o Papa Francisco o Sínodo da Igreja, buscando a comunhão a participação e abraçando com fervor e entusiasmo a nossa missão, rezemos...

3 – Para que neste ano de 2025, acolhamos todas as bênçãos Deus e não coloquemos nenhum obstáculo para que sua graça atue em nós, rezemos...

4 – Para que aprendamos, no dia a dia, a cultivar e a viver a fraternidade, pois o amor ao outro é o fundamento e caminho para a paz, rezemos...

5 – Para que se mantenha vivo em nossas famílias o costume dos filhos pedirem a bênção e de os pais os abençoarem, rezemos...

PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS

Animador: Junto ao Pão e ao Vinho oferecemos a plantinha verde da Esperança que alimentamos no início de mais um ano, e a pomba branca da paz que queremos construir em nossos corações, em nossas famílias, em nossa sociedade. Cantemos.

COMUNHÃO

Animador: A Eucaristia é o alimento necessário para realizar nossos sonhos e corresponder com o projeto de Deus neste ano que iniciamos. Recebamo-la com alegria, cantando.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais