Morre Papa Emérito Bento XVI aos 95 anos
Desde a renúncia, em 2013, o teólogo alemão vivia em um mosteiro no Vaticano
A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou neste sábado, 31 de dezembro, a morte do Papa Emérito Bento XVI, aos 95 anos. Ele estava no mosteiro Mater Ecclesiae, sua residência desde que renunciou em 2013.
“É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível. A partir da manhã de segunda-feira, 2 de janeiro de 2023, o corpo do Papa Emérito estará na Basílica de São Pedro para a despedida dos fiéis”.
Notícias veiculadas nos últimos dias, pelo Vaticano, davam conta de que as condições de saúde do Papa Emérito pioraram devido ao avanço da idade. O próprio Papa Francisco divulgou publicamente a notícia sobre o agravamento da saúde de seu antecessor no final da última Audiência Geral do ano, em 28 de dezembro.
Na ocasião, Francisco pediu oraçoes pelo Papa emérito, que estava "muito doente", para que o Senhor o consolasse e o sustentasse "neste testemunho de amor à Igreja até o fim".
Funeral
Nas próximas horas, a Sala de Imprensa da Santa Sé deverá comunicar os detalhes do rito fúnebre. Bento foi o primeiro papa a renunciar em seis séculos
Comentários