1ª Romaria da Juventude deve reunir cerca de 2 mil jovens em Ibiaçá
Baixar ÁudioO evento deve ser realizado a cada dois anos, intercalando com a Missão Jovem, prevista para 2025
A Diocese de Vacaria se prepara para um novo evento em seu calendário: a 1ª Romaria da Juventude, que será realizada no dia 27 de outubro, em Ibiaçá. Com expectativa de reunir cerca de 2 mil jovens, a romaria exaltará a participação ativa da juventude nas atividades religiosas.
O evento foi anunciado inicialmente durante a 72ª Romaria de Nossa Senhora Consoladora, em fevereiro deste ano, e teve sua confirmação oficial na última semana. Segundo o padre Marlon de Aguiar, referencial diocesano para a Juventude e pároco da paróquia Cristo Rei de São João da Urtiga, a romaria é resultado do Sínodo Diocesano, no qual a juventude foi escolhida como uma das prioridades para os próximos anos. “A diocese pensou em um projeto para a juventude, reconhecendo sua importância na nossa comunidade”, explicou.
A Romaria da Juventude começará às 8h30, com a concentração dos participantes na capela São João Maria Vianney, na comunidade Paiol da Várzea. De lá, os jovens seguirão em caminhada até o Santuário de Nossa Senhora Consoladora. O evento será realizado em um único dia, coincidindo com a semana dedicada à juventude e próximo ao Dia Nacional da Juventude.
Em entrevista à Tua Rádio Cacique, padre Marlon expressou que a Diocese de Vacaria é conhecida por sua expressiva participação jovem na liturgia e animação das celebrações, com destaque para o CLJ (Curso de Liderança Juvenil) e o Cursilho Jovem (MCC Jovem). Apesar do enfoque na juventude, a romaria será aberta para os fiéis.
A iniciativa da diocese não será anual. De acordo com o sacerdote, o evento deve ser realizado a cada dois anos, intercalando com a Missão Jovem, prevista para 2025.
Comentários