Frei destaca nova abordagem para preparação do Batismo e Matrimônio
Baixar ÁudioA Diocese observou uma diminuição na realização de cursos preparatórios para os sacramentos
Após a conclusão do sínodo diocesano, a Diocese identificou quatro prioridades pastorais, sendo uma delas a Iniciação à Vida Cristã, com ênfase na preparação para o Sacramento do Batismo. O Frei Daniel Costella, em entrevista, destacou as mudanças culturais que impactaram a forma como as famílias se preparam para esse sacramento fundamental. Ouça a entrevista.
Em um contexto culturalmente cristão, mas sem o mesmo foco na tradição familiar de outrora, a Diocese observou uma diminuição na realização de cursos preparatórios específicos para pais e padrinhos, tanto para o Batismo, quanto para o noivos que recebem o sacramento do Matrimônio. “Até poucos anos atrás, eram comuns esses cursos de, além de uma catequese contínua que incluía a preparação para os sacramentos da Eucaristia e do Crisma”, comentou Frei Daniel. O objetivo é que os fiéis recebam uma formação adequada, que não só as prepare para o sacramento, mas também as engaje ativamente na vida comunitária e na prática da fé.
Segundo o frei, a catequese é o principal ponto na formação cristã, mas a preparação para o Batismo passou a depender mais de uma orientação simples e personalizada, oferecida diretamente pela comunidade ou pela equipe de catequistas. O religioso disse que a Igreja está se mobilizando para reforçar essa preparação, capacitando catequistas para orientar as famílias, e padrinhos, de maneira mais efetiva.
Comentários