Papa Francisco envia mensagem à Cúpula das Américas
O encontro entre os líderes dos EUA e Cuba, representa uma etapa fundamental de reconciliação, favorecida pela mediação do Papa Francisco e pela diplomacia vaticana
Durante a Cúpula continental da Organização dos Estados Americanos (OEA), realizada, nesta sexta-feira, na Cidade do Panamá, os Presidentes dos EUA, Barack Obama, e de Cuba, Raul Castro, tiveram a oportunidade de se encontrar. Este evento histórico marcou o desgelo entre Washington e Havana, após 53 anos de antagonismo.
O encontro foi precedido por um colóquio entre o Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e seu homólogo cubano, Bruno Rodriguez.
Uma delegação da Santa Sé, guiada pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, também tomou parte do encontro preparatório da Cúpula continental da Organização dos Estados Americanos, que se realizou, nesta sexta-feira, na cidade do Panamá. O Cardeal Parolin foi portador de uma Mensagem do Papa aos participantes.
O encontro entre os líderes dos EUA e Cuba, representa uma etapa fundamental de reconciliação, favorecida pela mediação do Papa Francisco e pela diplomacia vaticana. Neste sentido, é significativa a presença do Secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Pietro Parolin.
Entretanto, a Conferência dos Bispos de Cuba anunciou, em um comunicado, que o Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Beniamino Stella, visitará Cuba de 22 a 28 próximos, a convite dos Bispos da Ilha caribenha.
O Presidente Obama manteve ainda encontros com outros Presidentes, entre os quais do Brasil, Dilma Roussef, e da Venezuela, Nicolás Maduro, mantendo assim a promessa que fizera, no início do seu primeiro mandato, em 2009, de manter novas relações com os países da América do Sul.
Comentários