Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Liturgia da Solenidade da Epifania do Senhor

por João Romanini

“O Senhor que se revela a todas as gentes”.

Foto: Divulgação

Solenidade da Epifania do Senhor - 05/01/2025

“O Senhor que se revela a todas as gentes”.

ACOLHIDA:

Animador: Irmãs e irmãos: Paz e Bem! Sejam bem vindos a esta celebração.  Com alegria, vos desejamos a Paz do Menino Jesus para o ano que está iniciando. Celebramos hoje a festa do “Senhor que se revela a todas as gentes”. Neste momento, como os Reis Magos, vamos ao encontro do Senhor da vida, que se manifesta a toda humanidade na pessoa de um bebê frágil e indefeso, cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Presidente: Jesus veio ao mundo para trazer a Boa-Nova, para construir um projeto de igualdade, justiça e fraternidade, mas muitas vezes deixamos de seguir o seu exemplo, por isso, com humildade e confiança supliquemos sua misericórdia.

  • Pelas vezes em que nos afastamos da presença de Deus e da nossa comunidade, Senhor, tende piedade de nós.
  • Pelas vezes em que deixamos o ódio, o rancor os preconceitos dominar nosso coração, Cristo, tende piedade de nós.
  • Pelas vezes que fechamos os nossos olhos e deixamos de estender a mão aos nossos irmãos que sofrem, Senhor, tende piedade de nós.

 

HINO DO GLÓRIA

Animador: Glorifiquemos a Deus que através dos Reis Magos manifesta seu amor incondicional a toda a humanidade, cantando.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Is 60,1-6

Salmo Responsorial: As nações de toda a terra hão de adorar-vos ó Senhor!

Segunda Leitura: Ef  3,2-3a.5-6

Evangelho: Mt 2,1-12

REFLEXÃO

- Estamos celebrando Epifania do Senhor, ou seja, o dia dos Santos Reis. A narrativa da visita dos magos a Belém é uma das passagens mais brilhantes de todo o Evangelho. Como na tradição cristã do presépio este é um dos elementos mais atraentes para o coração do povo fiel. Tudo aí tem vida: A estrela, a caravana dos sábios do oriente, a consulta na corte de Herodes para saber onde tinha nascido o menino, os pormenores da chegada e da oferta dos presentes – ouro, incenso e mirra – o regresso por outros caminhos, para se desviarem de Herodes e de suas intenções criminosas a respeito do menino. A palavra epifania quer dizer “manifestação”. É o dia da manifestação de Jesus ao mundo. Hoje ele foi manifestado, ele foi mostrado ao mundo inteiro, como o Senhor e Salvador nosso. Mas Jesus Cristo ainda precisa ser mostrado ao mundo de hoje. É a nossa tarefa de cristãos. O cristão precisa ser esta luz que mostra Cristo para o mundo.

- Em tudo isso, a grande verdade que se quer transmitir é que o Salvador veio para salvar todos os povos. E, por isso, todos os povos caminham ao seu encontro, como havia sido predito por Isaías: “Levanta-te e resplandece, Jerusalém, porque chegou a tua luz, e a glória do Senhor se levantou sobre ti. Eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão cobre os povos; Mas sobre ti o Senhor se levanta e aparece sobre ti a sua glória. As nações caminharão para sua glória e os reis para o clarão da tua aurora”(Is 60,1-3). Os magos são a vanguarda das nações que irão caminhar ao encontro de Cristo. Eles não eram reis, mas, por influência das palavras da profecia de Isaías, acabaram sendo classificados como os três Reis Magos. E há toda uma notável soma de afirmações a respeito deles, de sua terra de procedência, de seus presentes, e de seus significados, onde a história se mistura com a poesia, e a certeza com as conjecturas. Tudo serve para tornar mais belo o quadro de natal dentro dos caminhos da história.

- Vamos deter-nos em três singelas considerações que se nos oferecem a luz da estrela de Belém, neste dia da manifestação de Cristo ao mundo. A primeira é o fato de que ao entrarem os magos em Jerusalém e se dirigirem ao palácio de Herodes, desapareceu do céu a estrela. Como que para dizer que as pompas do mundo e as grandezas da terra obscurecem a luz da fé. Essa luz não brilha para os que procuram o brilho das falsas grandezas. Deus ilumina a alma de quem souber fazer-se pequeno e humilde. Quanta gente se esqueceu de Deus, por ter-se deixado ofuscar-se pelo brilho do ouro e do poder e não conseguem ver na estrela a manifestação do salvador da humanidade! E completando esta mesma consideração está um exemplo da cidade de Belém, tão grande na sua pequenez. Quando o sacerdote e escriba de Jerusalém foram pesquisar nas escrituras para saber em que lugar nasceria o Messias, encontraram a palavra do profeta Miquéias: “E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá alguém que será o guia que apascentará Israel, meu povo (Mq 5,1; Mt 2,6). Jesus não nasceu em Jerusalém. Nem em Roma. Nem em Atenas. Nem em Alexandria.

- Nasceu numa pequenina cidade que os magos nem encontraram no mapa. Para nós, que estamos acostumados a dar valor só ao que é grande, aí está a lição de Deus. Já começa a se realizar a parábola da sementinha de mostarda. O filho de Deus, assumindo a condição humana, nasceu num lugar bem minúsculo. Mas seu Reino conquistou o mundo inteiro. Estendeu-se por todos os continentes da geografia e por todos os séculos da história. E hoje o mundo inteiro celebra seu nascimento. O nascimento do Salvador!

 

PRECES DAS COMUNIDADE

Presidente: A mesma estrela luminosa que conduziu os Magos nos conduza sempre ao encontro e ao seguimento de Jesus. Confiantes supliquemos: Senhor, vossa luz seja a nossa união!

1 – Pela Igreja em caminhada sinodal de comunhão e participação, para que se identifique com cada povo, unindo todos ao redor de Jesus, supliquemos.

2 – Pelos povos de todas as nações, para que encontrem a luz do entendimento, do perdão e da fraternidade, unindo-se todos junto a Cristo, supliquemos.

3 – Pelos governantes das nações, para que tomem iniciativas de união e entendimento de todos os povos, sob a luz da justiça e da solidariedade, supliquemos.

4 – Pela nossa comunidade de fé, para que tenha o coração aberto como os Magos, e acolha todas as manifestações de vida, de esperança e de amor que nela acontecem, supliquemos.

 

PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS

Animador: Como os Magos, apresentemos ao Senhor os nossos presentes: de Fé que adora a Deus; da Vida que realiza a sua vontade; e do Amor que nos une aos irmãos. Cantemos.

 

COMUNHÃO

Animador: A Eucaristia é, para nós, a Estrela que nos leva aos irmãos, como luz que nos une na fraternidade. Cantemos.

LITURGIA EDITÁVEL

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais