Segundo turno tem votação mais tranquila do que primeiro na região de Lagoa Vermelha
Baixar ÁudioJuiz eleitoral Gerson Lira avaliou primeiras horas de votação
“Absoluta tranquilidade”, assim foram definidas pelo juiz eleitoral Gerson Lira as primeiras horas de votação do segundo turno das eleições de 2022 na região de Lagoa Vermelha. Conforme ele, a movimentação é mais tranquila do que a registrada no primeiro turno, em 02 de outubro.
O magistrado avalia que a calmaria se dá ao fato de o número de cargos para votação ser menor. No Rio Grande do Sul os gaúchos escolherão governador e presidente. Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) disputam o Piratini, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL) buscam a cadeira no palácio da Alvorada.
Em entrevista neste domingo, 30 de outubro, Lira também avaliou as diferenças presentes nesta eleição, e como as fake news e a internet influenciam, ou tentam influenciar, o pleito. O juiz ainda comentou o fato de uma lista com nomes de entidades e pontos comerciais, supostamente administrados por eleitores da esquerda, estar sendo compartilhada por meio do WhatsApp. O texto sugeria boicote aos estabelecimentos. Gerson Lira afirmou ter tido acesso às informações, mas relatou que nada chegou oficialmente à Justiça Eleitoral.
“Toda e qualquer é conduta que tenha por objetivo constranger, restringir, ameaçar ou de alguma forma condicionar que alguém pense desta ou daquela forma, vote neste ou naquele candidato, sob pena dela sofrer alguma espécie de coação, perda de algum, benefício perda do emprego ou que alguém irá, como essa lista menciona, ser veiculada a ponto de fazer com que as pessoas ali listadas tenham alguma restrição, porque elas teoricamente que estariam apoiando A ou B, tudo isso é algo nefasto numa eleição, é algo inadmissível numa sociedade, na época em que vivemos, e deve ser combatido sim, mas na Justiça Eleitoral não chegou nada. Tudo que chegaram na Justiça Eleitoral será analisado”, diz.
Comentários