Vereador Juliano Hanke sugere criação de um Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional
O intuito do departamento é formular e implementar políticas, planos, programas e ações para assegurar o direito humano à alimentação adequada
Foto: Divulgação
Na última sessão ordinária (29), o vereador Juliano Hanke protocolou um pedido de indicação para que o Executivo Municipal, através do setor competente, crie um Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional ligado à Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação. O intuito do departamento é formular e implementar políticas, planos, programas e ações para assegurar o direito humano à alimentação adequada conforme o previsto na Lei Federal 11346/2006.
De acordo com o vereador, o objetivo do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, é criar o Programa Banco de Alimentos com vistas a contribuir para a diminuição do desperdício de alimentos em Lagoa Vermelha e para a garantia do direito humano à alimentação adequada a população que possui dificuldade de acessar alimentos em qualidade e quantidade suficientes. “Os bancos de alimentos possuem Guia Federal de Operacionalização dos Bancos de Alimentos. O programa em questão concentraria as doações de alimentos não perecíveis e perecíveis da cidade, e será o responsável pela sua distribuição juntos as entidades sociais como: SAMLAVE, Lar da Menina, Lar do Idoso, Fazenda São José, AAPECAN”, enfatizou Juliano.
Como já acontece em outras cidades, um sábado por mês, o programa pode realizar a ação “Sábado Solidário”, onde com ajuda de voluntários, há a arrecadação de alimentos não perecíveis nos mercados da cidade.
O intuito também é receber doações de excedentes dos produtores rurais, e de hortifrutis de mercados e fruteiras. O banco de alimentos deve angariar recursos junto ao Governo Federal, através do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA que visa a compra direta da agricultura familiar de produtos para a distribuição as famílias e entidades que se encontram em insegurança alimentar.
Comentários