Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Deputado Elton Weber cobra ação do governo Federal para apoiar agricultores atingidos

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Weber alertou ainda que o RS poderá ter um déficit de R$ 11 bilhões em tributos

O parlamentar esteve reunido, nesta semana, com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin e com o ministro da Agricultura Carlos Fávaro
Foto: Reprodução

Em entrevista à Tua Rádio Cacique, o deputado Estadual e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, Elton Weber (PSB), pontuou a urgente necessidade de ação do Governo Federal para apoiar os agricultores do Rio Grande do Sul afetados pelos desastres naturais que atingiram o Estado. Entre as demandas, estão a anistia das prestações dos financiamentos, um maior apoio do governo federal, e a ampliação das linhas de crédito especiais. Ouça a entrevista completa. 

Weber mencionou que, nas últimas semanas, houve anúncios sobre uma linha especial de crédito com subsídios do Pronaf e do Pronampe. Contudo, esses recursos ainda não foram operacionalizados. "Esperamos que isso possa acontecer a partir da próxima semana e que logo entre em vigor junto aos agentes financeiros e cooperativas de crédito", afirmou. Na segunda-feira, 27/05, Weber esteve reunido com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e reforçou essas demandas, enfatizando a necessidade de crédito especial para a reconstrução das atividades prejudicadas, lavouras, instalações rurais e maquinários agrícolas.

O parlamentar defendeu a anistia das prestações dos financiamentos agrícolas para 2024 e 2025, ressaltando que não é justo cobrar de quem perdeu a plantação ou os bens financiados. "Nós precisamos que o governo federal, que é o ente mais forte, tenha uma ação muito maciça, robusta, para o Rio Grande do Sul. O estado do Rio Grande do Sul, historicamente, é um estado que manda tributos e recursos a mais do que recebe de volta para o governo central. Agora nós precisamos inverter isto", afirmou o deputado. 

Weber também apontou a urgência de ampliar as linhas de crédito especiais para o setor agroindustrial, destacando que as linhas de crédito normais não são suficientes para atender às necessidades do Rio Grande do Sul. Ele pediu agilidade na liberação dos recursos anunciados para que os agricultores e comunidades rurais possam retomar suas atividades o mais rápido possível.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais