Sossella defende a ampliação do prazo de validade para a GTA
Pedido foi entregue ao Estado
O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) defendeu nesta quarta-feira (27) uma importante questão relacionada ao trânsito de equídeos no Rio Grande do Sul. Por meio de ofício, o parlamentar solicitou na Secretaria Estadual de Agricultura a ampliação do prazo de validade da Guia de Transporte de Animais (GTA).
“Esta alteração evitaria o transtorno burocrático decorrente da obrigatoriedade de solicitar todo final de semana nova GTA junto as inspetorias veterinárias. A documentação ficaria, assim, restrita somente ao deslocamento interestadual”, explicou Sossella.
Além de facilitar o transporte de animais, o deputado ressaltou que a medida também desafogaria o intenso trabalho nas inspetorias veterinárias. A sugestão é que a GTA tenha o mesmo prazo de validade do Exame de Anemia Infecciosa Equina (mormo).
No início do mês passado, o governo estadual anunciou a ampliação para seis meses da permissão de trânsito de equinos com exame negativo de mormo no RS. O deputado teve atuação direta na conquista para os pecuaristas.
O assessor parlamentar Luã Bairros representou o deputado na entrega do documento na Secretaria de Agricultura. Ele estava acompanhado do vereador de Piratini, Renan Cunha (PDT), que endossou o pedido.
Comentários