Vice-presidente da Assembleia Legislativa Ronaldo Santini recebe embaixador do Haiti
O embaixador veia para discutir a situação dos imigrantes no país
O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ronaldo Santini (PTB), recebeu o embaixador do Haiti no Brasil, Madsen Chérubin, que está no Rio Grande do Sul para abordar, no Sindicato da Construção Civil, a situação dos imigrantes no país. A visita também foi acompanhada pelo deputado Missionário Volnei (PR), que é vice-presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos.
Os deputados Ronaldo Santini e Missionário Volnei questionaram o embaixador a respeito de abertura de escritório consular no Rio Grande do Sul, tendo em vista o expressivo número de cidadãos daquele país trabalhando no Estado. Também disponibilizaram a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos para eventuais demandas da comunidade haitiana no Estado. Madsen Chéribun adiantou que será aberto Consulado em São Paulo, onde é maior a presença de haitianos.
Disse, ainda, que o governo do seu país está estimulando a instalação de empresas brasileiras no Haiti, especialmente no setor têxtil, pela oferta de mão de obra local e também pelos incentivos governamentais, além da abertura de mercado para os Estados Unidos. Falou sobre a situação de reconstrução do país depois do terremoto, referindo a presença de militares brasileiros por meio da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH). O Brasil possui o maior efetivo militar em solo haitiano em auxílio àquele país.
Imigrantes e segurança no trabalho
Com mais de sete mil haitianos morando e trabalhando no Rio Grande do Sul, fruto da onda migratória gerada no Haiti depois do terremoto, em 2010, o embaixador fará palestra amanhã (28) sobre imigrantes no Brasil, no seminário promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre (STICC). É na construção civil e nas empresas de abate de animais que se concentra a maioria dos imigrantes haitianos, que procuram o interior gaúcho pelo baixo custo de vida e maior oportunidade de emprego.
Comentários