Educação Financeira vai integrar o ensino municipal a partir do 6º ano
Esteve em votação na Sessão Ordinária desta semana (21) o Projeto de Lei Legislativo 4/2022, de autoria do vereador Gabriel Vieira (PP), que propunha a introdução de conceitos de educação financeira a partir do 6º ano na Rede Municipal de Ensino. A proposta foi aprovada por unanimidade de votos e agora foi encaminha ao Executivo para sanção do Prefeito.
Ao defender o Projeto de Lei na tribuna, o autor vereador Gabriel Vieira que explicou que dentre os objetivos está oportunizar aos estudantes o conhecimento de noções sobre finanças pessoais, classificação de receitas e despesas e montagem de orçamento familiar. Outros pontos que devem ser abordados em sala de aula são o uso responsável do crédito, a importância da poupança, o planejamento para a concretização de planos e metas, bem como noções básicas sobre juros em financiamentos e aplicações financeiras.
Gabriel esclareceu que o projeto foi desenvolvido em diálogo e parceria com a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Aline Teles Fasoli e acrescentou que “a educação financeira já é prevista como tema a ser abordado nas escolas, e o projeto que apresento visa elencar as diretrizes para sua aplicação.”
“Não estou propondo criar uma disciplina, nem mesmo matéria na grade da rede de ensino municipal, pois essa é competência é do Chefe do Poder Executivo. A intenção é apenas criar diretrizes para que conceitos de educação financeira sejam abordados dentro da disciplina que melhor se alinhar a temática”, esclareceu o autor.
Na oportunidade, o vereador Josmar Veloso (PP), se manifestou favorável à proposta. “Quero parabenizar o vereador Gabriel por esse projeto, pois se aprende educação financeira desde pequeno, eu digo isso, eu aprendi muito com minha vó quando pequeno. As crianças e adolescentes vão ter a oportunidade de aprender na escola”, parabenizou o parlamentar.
Após a discussão, o PLL foi aprovado por unanimidade de votos dos parlamentares.
Comentários