Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Em prol de melhoras na infraestrutura do Hemopasso, vereadores se unem e enviam ofício aos seus representantes na Assembleia Legislativa

por Rudimar Galvan

Entre as solicitações realizadas está também a contratação de mais profissionais e a volta de atendimento do ônibus da coleta de sangue nos Municípios

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura do Hemopasso em Passo Fundo, principal centro de doações de sangue do Município e região, os vereadores do Poder Legislativo de Lagoa Vermelha se uniram e solicitaram o envio de um ofício aos seus deputados e representantes de partido na Assembleia Legislativa em Porto Alegre.

Entre as solicitações encaminhadas, está a busca por melhores condições de infraestrutura do Hemopasso; a contratação de mais profissionais da saúde para atuar na finalidade e a volta do atendimento do ônibus da coleta de sangue, como forma de facilitar as doações no Município.

No texto do requerimento, eles mencionam ainda, que o Município se coloca à disposição para receber o ônibus da coleta, com a disponibilização de estrutura física e de pessoas.

Através da campanha “Cidadania: cultive uma nova atitude – Seja um doador”, a Câmara Municipal, Secretaria da Saúde e Lions Clube Lagoa Vermelha/ Melvin Jones contam com mais de 1300 doadores cadastrados, e buscam, por meio do ofício encaminhado aos seus representantes, alavancar ainda mais a campanha de doação, fornecendo o subsídio e suporte necessário ao Hemopasso.

Em sua manifestação na tribuna, o presidente do Legislativo, Gabriel Vieira, mencionou sobre uma reunião realizada quarta-feira, dia 14, com uma das principais responsáveis pela campanha de doação de sangue no Município, Justina Spanholi e com os assessores de Bancada, através da qual foi constatada a necessidade urgente de uma atitude para melhorar a estrutura do Hemopasso e fornecer melhores condições de trabalho aos funcionários. Para isso, conforme o vereador, é essencial a união dos vereadores para que juntos possam defender a causa.

“A prefeitura municipal de Passo Fundo, através da secretaria da Saúde, já fornece subsídios financeiros para manter a estrutura do Hemopasso, só que não o suficiente, talvez pela demanda e por outras questões também, que o Estado não consegue dar o suporte necessário. A ideia dessa moção reunindo todas as forças, suprapartidárias, é para que a gente possa ter uma efetividade através de uma ação da Assembleia Legislativa possa fomentar e fornecer uma condição de trabalho melhor para os profissionais do Hemopasso de Passo Fundo.”, argumentou.

Além disso, o presidente relatou que para fazer a coleta nos municípios, é necessária a realização de um treinamento aos servidores da saúde, que está agendado somente para setembro. Com o objetivo de agilizar o processo, e garantir as coletas de sangue nas cidades por meio do ônibus do Hemopasso, ele sugeriu que seja feita uma moção de apoio com os 20 municípios da Amunor.

“Aqui fica meu pedido também, que a gente possa pegar uma força dos 20 municípios que fazem parte (da Amunor) e que a gente possa ter uma efetividade grande. Uma moção forte para que realmente tenha um Hemopasso mais ativo nas cidades, para que esse ônibus possa vir, por exemplo, nos finais de semana aqui em Lagoa Vermelha, uma ou duas vezes por ano, já é uma iniciativa muito forte, além das inúmeras viagens que são feitas a cada 15 dias através da parcria que tem desde 2018 aqui na Câmara de Vereadores.”, finalizou.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais